quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Parlamentar participa de barqueata no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Uma alvorada de fogos despertou no último domingo (18) a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador, para a organização da sexta barqueata promovida pela Associação de Pescadores do Estado da Bahia (APEMJA). O deputado Estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), participou ativamente da mobilização que reuniu cerca de 90 barcos.
O motivo da manifestação é em decorrência as diversas denúncias a canalização dos esgotos para o mar, tornando as praias da região impróprias para banho. Por conta da poluição das águas marinhas mais de nove mil pescadores e marisqueiras da região estão com suas atividades suspensas comprometendo a situação financeira de diversas famílias que vivem da pesca e moram em São Tomé de Paripe, Ilha de Maré, Tubarão e Prainha de Paripe.
“Logo quando tivemos conhecimento do problema imediatamente levamos a denúncia de poluição ao diretor da Embasa e ele se prontificou a resolver esse problema, inclusive já encaminhou representantes do órgão na localidade. Realmente assim não pode permanecer porque vocês tiram a sobrevivência através da pesca. Nós da Comissão de Saúde, vamos continuar acompanhando de perto essa problemática social”, declarou Arimatéia.
Segundo informações do pescador e presidente da Associação de Pescadores do Estado da Bahia, Reinaldo Jorge Cirne, 46 anos, diante do alto índice de poluição nas praias, mais de 70% do estoque de peixes, mariscos, ostras e crustáceos em geral foram contaminados.
Preocupados, os pescadores elaboraram uma circular com a finalidade de suspender as atividades pesqueiras no mar. Em seguida, ele agradeceu a presença da Comissão e classificou o parlamentar como “único deputado que abriu as portas da Assembléia, para os pescadores apresentarem a situação crítica local”, pontuou Reinaldo


Atenciosamente,
Ludmilla Cohim

Nenhum comentário: