quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Em Ilhéus, 170 pessoas fizeram exames gratuitos em mutirão para detectar a hepatite C

Durante a campanha preventiva contra a hepatite C, realizada nesta terça-feira, 19, em Ilhéus, técnicos do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)-Aids e Hepatite Viral da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realizaram 170 exames gratuitos com a finalidade de detectar a doença. O resultado do exame sai em cerca de 20 minutos. O atendimento foi feito em estandes montados na Praça Pedro Matos (próximo ao Teatro Municipal), centro.
Foto: Alfredo Filho

O objetivo do mutirão foi conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e tratar a doença em seu estágio inicial, quando o índice de cura é de até 90%. A iniciativa foi realizada em Ilhéus por conta da presença permanente no município da população flutuante nesta alta estação.
Chefe do departamento da Vigilância à Saúde, Antonio Firmo, afirmou que ocorrendo casos positivos, os pacientes deverão iniciar o tratamento gratuito através do Sistema Único de Saúde (Sus), com acompanhamento de médicos especializados.
Ao visitar o estande, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, ressaltou, na oportunidade, que é de extrema importância parabenizar os “técnicos que fazem parte do programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)-Aids e Hepatite Viral de Ilhéus, pelo esforço em realizar o mutirão de testes rápidos para verificar possíveis casos de hepatite C no município”.
Helen Silva, 41 anos, ilheenses, procurou o mutirão por considerar “muito importante o diagnóstico”. O secretário Ocké lembrou ainda que saber se possui a doença é essencial, porque a hepatite C é silenciosa, não demonstra sinais por anos, mesmo a pessoa estando contaminada. Ela só começa a se manifestar entre os 20 e 40 anos de idade, após a infecção e já se encontrar em estágio avançado.  

Nenhum comentário: