quarta-feira, 22 de maio de 2013

Programa ‘De Grão em Grão’ leva o cultivo de hortas às escolas de Ilhéus


A utilização do cultivo de hortas como ferramenta pedagógica e a importância da prática para a economia doméstica e o desenvolvimento de uma consciência ambiental são propostas do programa de ‘Grão em Grão’, que ocorre nas unidades educacionais da rede municipal de ensino de Ilhéus. A ação é resultado da parceira entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) com a Fundação Cargill, e consiste na promoção de aulas práticas e teóricas sobre o cultivo de hortas.
Quinze unidades escolares estão contempladas com o programa, sendo nove no perímetro urbano e seis na zona rural, envolvendo 250 professores e 7.500 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A operacionalização em sala de aula é feita através de atividades pedagógicas, com proposta de intensificar o processo de leitura e escrita dos alunos.
O suporte técnico para a produção das hortas é concedido pelos funcionários da Cargill, Jodeildes Oliveira e João Clemente. Todos os produtos colhidos devem ser utilizados nas cozinhas das unidades educacionais para reforçar a merenda escolar. “Com a aplicação das atividades pedagógicas orientadas pelo programa, além da produção do conhecimento sobre hortas e alimentação, já detectamos a melhoria do nível de leitura e escrita dos alunos”, lembrou a técnica pedagógica da Seduc, Ana Angélica Serafim.
Ainda, Ana Angélica ressaltou que a Fundação Cargill dispõe de pedagogos que anualmente capacitam os professores e merendeiras envolvidos no programa. “A empresa é responsável pelo envio do material didático para os professores e alunos (kit com livros e cadernos de atividades, cartazes e livros do professor) e oferece apoio às merendeiras, implanta, faz a manutenção das hortas escolares e fornece terra, sementes, adubo orgânico e ferramentas”, informou a técnica pedagógica.
Escolas beneficiadas – O programa atende as escolas municipais Pequeno Davi, Vovô Isaac, Oswaldo Ramos, Heitor Dias, Dr. Nelson d' Oliveira e Paulo Freire, além do Centro Educativo Fé e Alegria (conveniada) e o Centro Integral de Proteção à Criança (Caic) Darcy Ribeiro. Também são beneficiadas as escolas nucleadas das localidades rurais de Banco do Pedro, Sambaituba, Couto, Santo Antonio, Olivença e Aritaguá I (Novo Ilhéus).

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário: