terça-feira, 12 de março de 2013

Cidadãos contam com novo sistema de consulta pública


 
Ferramenta está disponível para órgãos que desejam receber contribuições da sociedade
Promover a participação da sociedade no processo de tomada de decisão das ações governamentais e tornar as políticas da administração pública federal mais transparentes. Esse é objetivo do novo Sistema de Consulta Pública do Governo Federal, divulgado na última quarta-feira (6), pelo Ministério do Planejamento. Nessa nova versão, foram implementadas funcionalidades como: inserir imagem ou logotipo; solicitar informações adicionais de identificação do participante, como cor/raça, renda, escolaridade e pessoa com deficiência; disponibilizar os arquivos da consulta em formato aberto; e cadastrar questões norteadoras à consulta, com escolha para respostas ou não dos participantes.
A secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, explica que o novo sistema está disponível para todos os órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais, distritais ou municipais. "É objetivo comum de todos os gestores melhorar a relação com o cidadão e promover a transparência. Ao utilizar a consulta pública, os órgãos podem intensificar essa relação, compartilhar experiências e identificar preocupações comuns", exemplifica.
A partir dos relatórios gerados nessa nova versão, o órgão poderá analisar as contribuições com base também nos indicadores sociais fornecidos pelos participantes. Outra novidade é a opção de gerar os relatórios em formatos abertos.
Como participar 
Para fazer contribuições, o cidadão tem de realizar um cadastro em www.governoeletronico.gov.br. Os usuários poderão, além de contribuir com as consultas e acompanhar o andamento, ver as contribuições de outros participantes e ainda fazer comentários. Atualmente, existem no sistema quatro consultas em andamento:

Nenhum comentário: