quinta-feira, 28 de março de 2013

CÂMARA DE ILHÉUS COMEMORA DIA DO CACAU COM SESSÃO ESPECIAL

Vereador Ivo Evangelista foto Clodoaldo Ribeiro
Vereador Ivo Evangelista foto Clodoaldo Ribeiro
A Câmara Municipal de Ilhéus realiza, nesta quarta-feira (27), uma sessão especial para comemorar o Dia do Cacau. O requerimento que motiva o evento é de autoria do vereador  e primeiro- secretário da Mesa  Diretora, Ivo Evangelista (PRB). Em sua justificativa, o vereador Ivo, enfatiza que “ os problemas inerentes  à  agricultura cacaueira e, ao produto, Cacau-  cobram-se uma constante discursão  por parte de todos os envolvidos , para que se encontrem soluções satisfatórias. E, que esta data ( 26/03/ ),Dia do Cacau, não pode passar em branco.”
Para abrilhantar este importante momento e assunto, foram convidadas as seguintes instituições:    Amurc, Ceplac,  Associação  Comercial,  Car, Sindicato Rural de Ilhéus,Apc , Cnpc,Secretarias  de  Agricultura do Estado e do Município, Cdl, Sindicato dos Arrumadores,Sindicato  dos Estivadores,Biofábrica, Coofasulba, Apc Cooperativa,  Agricultura Familiar, Ebda, Ipc, dentre outros.
Lembrete:  O cacau produzido no Brasil tem sido muito elogiado. E, vem se tornando referência no desenvolvimento de grãos mais resistentes e consequentemente melhores, isto graças ao autovalor de mercado que o chocolate possui. Em 2010, foi realizado o Salão do Chocolate de Paris e em  termos de qualidade, o cacau brasileiro saiu vitorioso com sete amostras classificadas entre as 50 melhores do mundo, ganhando o título de Cacau de Excelência como melhor cacau da América Latina, na categoria Cacau Chocolate. O cacaueiro foi introduzido na Bahia em 1746 e, atualmente, o estado baiano é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externo.

Nenhum comentário: