segunda-feira, 2 de julho de 2012

Enem registra recorde de 5,7 milhões de inscrições

Cerca de 4 milhões de estudantes obtiveram isenção de taxa nesta edição
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou número recorde de 5.790.989 inscrições confirmadas para a prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro. Entre os estudantes que tiveram inscrições confirmadas, 4.029.756 obtiveram isenção de taxa, por serem concluintes de escolas públicas em 2012 ou terem se declarados pertencentes a famílias de baixa renda. Outros 1.761.233 efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35.
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para pleitear vagas no Programa Universidade para Todos (ProUni), obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participar do programa Ciência Sem Fronteiras. Participantes com 18 anos ou mais que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo - secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.
Todos os participantes receberão o cartão de confirmação, contendo o número de sua inscrição, data, hora e local onde farão as provas. Se houver necessidade de atendimento diferenciado, a indicação também constará nesse documento, além da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação, quando for o caso. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição no Enem.
Provas - O exame é composto de quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. As provas realizadas no sábado são as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Nenhum comentário: