terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolsa Família sabe razão de 34% das faltas

Ausências de 206 mil alunos beneficiários não são justificadas por escolas e levam MEC a reformular monitoramento dos estudantes
DAYANNE SOUSA da PrimaPagina
O motivo das faltas de dois em cada três beneficiários do Bolsa Família que têm baixa freqüência escolar não é identificado pelas escolas, indica o mais recente relatório do Ministério da Educação, com dados referentes a julho de 2008. Isso significa que, nesse mês, não houve informação sobre 206.971 alunos faltosos. O problema fez o MEC modificar a forma pela qual as escolas são obrigadas a prestar contas: não haverá mais a possibilidade de relatar faltas como “sem motivo identificado”.
Os dados do MEC fazem parte do sistema de monitoramento do Bolsa Família — para receber os recursos do programa de transferência de renda, os domicílios têm de colocar os filhos na escola, com presença em pelo menos 85% das aulas. Em julho do ano passado, o Bolsa Família contava com mais de 15 milhões de beneficiários em idade escolar (6 a 15 anos) e, desses, 2% faltaram mais do que o estipulado.

Nenhum comentário: