sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Gestor de Ilhéus é finalista do 9º Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae

Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. Foto: Alfredo Filho/ Secom PMIlhéus

Incentivar as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e bebidas em meio aos comerciantes ambulantes e melhorar o atendimento ao público rendem frutos para a administração municipal de Ilhéus. As ações que visam tornar os vendedores de rua conscientes de suas responsabilidades e os clientes mais satisfeitos fizeram o prefeito Jabes Ribeiro chegar à final da etapa estadual do 9º Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2014, o gestor ilheense também concorreu ao Prêmio.
O prefeito Jabes Ribeiro concorre na categoria Gestão de Segurança Sanitária e Inclusão Produtiva de Negócios Alimentícios. Em 2015, por determinação do gestor, foram oferecidas a cerca de 500 microempreendedores orientações, qualificações sobre manipulação de alimentos e produtos de estética e beleza, em ações realizadas mediante parceria das secretarias municipais de Indústria e Comércio (Sedic) e de Saúde (Sesau) com o Sebrae.
De acordo com o secretário Roberto Garcia, titular da Indústria e Comércio, um bom exemplo disso foi implantado na Praça São João Batista, no bairro Pontal. Depois de uma obra de reurbanização da praça, cujo projeto foi elaborado a partir de sugestões da própria comunidade, um dos quiosques da área de alimentação funciona como área comum entre as lanchonetes. Ele explica que o objetivo é que todos os estabelecimentos usem aquele espaço para guardar e manipular produtos de limpeza, sem que haja contato com o ambiente onde os alimentos são comercializados, proporcionando mais garantia de higiene aos consumidores.
Visita - No próximo dia 1º de março, uma comissão do Sebrae estará em Ilhéus para realizar vistoria in loco e constatar a efetividade das ações. “Esse é um passo importante para que a comissão julgadora do prêmio confirme que nossas iniciativas estão funcionando e possamos garantir esse reconhecimento”, finalizou Garcia.

O prefeito Jabes Ribeiro lembra que desde o início do governo, em 2013, busca incentivar a atividade empresarial de Ilhéus, principalmente junto aos pequenos comerciantes, que “são tão importantes para manter a roda da economia girando, seja nas praias, nos bairros, com as padarias, mercadinhos, entre outros”. Nesse sentido, houve a criação do Balcão do Empreendedor, que oferece atendimentos especializados aos pequenos empresários, realização de oficinas, capacitações e incentivo à economia criativa, a partir dos movimentos comunitários Pontal Criativo, Hernani Sá Criativo e Olivença Criativa. O Balcão funciona no térreo do Anexo de Secretarias, na Rua Santos Dumont, s/n.
Garcia conta que de maio de 2013 até outubro de 2015, graças a ações do Balcão do Empreendedor, foram inscritos no município, cerca de 2.300 novos microempreendedores Individuais. “Estes números refletem um avanço considerável. Devido ao empenho da equipe do Balcão do Empreendedor, Ilhéus já conta com mais de 6.000 empreendedores individuais. Hoje o Balcão, espaço que agrega todos os serviços de fomento à formalização empresarial, tem a presença de um agente do Banco do Brasil, para prestar serviços de acesso a crédito. A missão do nosso Balcão é funcionar como agente multiplicador do desenvolvimento municipal, principalmente no que tange aos pequenos negócios, criando no município um novo ritmo, uma consciência cidadã no cenário do empreendedorismo”, explica o secretário.
Adequações – Outra ação executada na cidade diz respeito às fiscalizações realizadas com os vendedores que utilizam caixas de isopor, para que não sejam misturadas bebidas e alimentos, principalmente nas praias. O secretário Roberto Garcia salienta que são feitas vistorias e os comerciantes são orientados, na primeira etapa do trabalho, para que providenciem as devidas adequações nas suas atividades.

Nenhum comentário: