sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Gerência de Ações Regionais faz balanço das atividades realizadas no interior de Ilhéus


Foto: Secom Ilhéus 

Além de realizar a coleta diária do lixo domiciliar dos distritos, com exceção do litoral norte e sul, bairros Banco da Vitória e Salobrinho e povoados de Vila Cachoeira e São José, cujo serviço é feito pela Secretaria de Serviços Urbanos, a Gerência de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus tem beneficiado a comunidade da zona rural com diversos serviços básicos, a exemplo de melhorias das estradas vicinais e garantindo ferramentas, como pás, gadanhos, botas de borracha e botinas, herbicidas, sacos de lixo, dentre outros materiais.
O gerente José Victor Pessoa informou que em paralelo a essas ações, a atual gestão também executa operação de limpeza que incluiu a retirada de entulho, restos de materiais de construção e lixo em Olivença e nas localidades rurais de Ponta da Tulha, Banco do Pedro, Sambaituba, Aritaguá, Carobeira e Castelo Novo, sempre que necessário.
Pessoa lembrou que “temos atualmente na zona rural de Ilhéus dezenas de comunidades que carecem de serviços básicos para suas necessidades e também para escoar a produção agrícola”. Segundo ele, por conta disso, além da coleta de lixo, realiza a manutenção do serviço de iluminação pública dos distritos, com a reposição de lâmpadas, relés, reatores, fotoelétricos e ‘braços’ dos postes.
Com a participação dos funcionários lotados nos distritos foram feitos serviços de roçagem, aplicação de herbicida, poda de árvores, pintura de meios fios e melhorias nos cemitérios dos distritos. “Dotamos as administrações distritais de materiais e equipamentos necessários ao trabalho de rotina, a exemplo de roçadeiras, carros de mão, facões, enxadas, enxadetes, cavadores, vassouras e pulverizadores”.
 Dentre as ações prioritárias da atual gestão está a manutenção do serviço de recuperação das estradas que interligam as comunidades rurais. “Em 2015, executamos o patrolamento de cerca de 150 quilômetros de estradas vicinais e recuperamos com cascalho em cerca de 100 quilômetros da malha rural”.
Finalizando as ações executadas, José Victor Pessoa ressaltou que “nossas estradas vicinais são recuperadas de forma permanente. Ou seja, após as chuvas sempre existem trechos a restaurar. É um serviço constante e feito todo o ano. Algumas estradas precisam de recuperação também durante o verão, como a do povoado de Sapucaeira e outras, onde os areões afloram atolando veículos automotores em alguns trechos, necessitando de barreamento e cascalho”.

Nenhum comentário: