quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um novo modelo de educação superior

                                            
Vitor Paulo - Presidente Nacional do PRB
A educação superior procura um novo modelo. Não é sem tempo. Até recentemente, o sistema de vestibular adotado pelas universidades públicas, que contemplava pessoas capazes de pagar escolas com mais qualidade, contribuía apenas para aprofundar o fosso que separa ricos e pobres em nosso País.
Entretanto, a situação está mudando. O governo federal implementou cotas para negros e estuda a criação de reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Outro ponto importante é a abertura de novas unidades de ensino.
O Reuni, programa do governo federal para ampliar o número de alunos, visa acabar como o modelo universitário excludente. Para dar um exemplo dessa triste realidade, comparemos a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de Brasília, que possuem estrutura semelhantes. Na UBA, estudam 300 mil alunos. Na UnB, apenas 30 mil jovens estão matriculados.
O crescimento da universidade é justo. A adoção de novos mecanismos de ingresso - além do vestibular -, também. O investimento público em educação superior precisa ser justificado em pesquisa, inovação e universalização do conhecimento. Essa lacuna, agora, começa a ser preenchida.

Nenhum comentário: