terça-feira, 15 de novembro de 2011

Promover a integração cultural, social e econômica.

BRASÍLIA (DF) – Representantes dos corpos diplomáticos de 26 países africanos participaram da reunião promovida pela frente parlamentar em defesa dos países do continente. O presidente da frente, deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), como anfitrião do encontro, lembrou, ao abrir o evento, os objetivos da iniciativa: “Promover a integração cultural, social e econômica entre o Brasil e o continente, acelerando e facilitando o trâmite de projetos na Câmara, intercedendo sempre que possível com o Executivo, no sentido também de resgatar a dívida histórica que o Brasil tem com a África.”

No final do encontro, ficou acertada a elaboração de uma agenda de visitas do deputado republicano e integrantes da frente às embaixadas dos países africanos, para a discussão detalhada dos projetos e interesses comuns que podem ser viabilizados. Márcio Marinho apresentou exemplos de projetos que estão em tramitação na Câmara, alguns há mais de 20 anos, tratando de acordos de cooperação entre o Brasil e nações do continente.
Depois que o ex-presidente Lula, com o apoio maciço de nosso partido, reviu a política internacional brasileira, dando prioridade crescente ao Eixo Sul-Sul, a África passou a ser visto com mais atenção. No entanto, ainda há muito a fazer”, destacou o parlamentar.
Entre algumas das medidas que devem ser propostas pela frente e discutidas no Congresso Nacional estão: a ampliação de voos ligando o Brasil a países africanos, o incremento no intercâmbio de estudantes e a formatação e estímulo a novas parcerias comerciais, científicas e culturais, envolvendo não só órgãos de governo, mas empresas e instituições. “Sem dúvida esse é o caminho e é essa nossa pretensão com a criação dessa iniciativa. Por isso, abro as portas de meu gabinete a todos os representantes dos corpos diplomáticos desses países, transformando-o em uma extensão de suas embaixadas”, afirmou Marinho.
O embaixador Thomas Sukuti Bvuma, da República de Zimbábue, decano dos representantes diplomáticos dos países africanos, agradeceu o empenho demonstrado pelo presidente Márcio Marinho, lembrando que o deputado do PRB foi um dos poucos parlamentares brasileiros a participar da solenidade em comemoração ao Dia da África, realizada no Congresso.
Thomas Sukuti Bvuma lembrou que ainda há muito a fazer para ampliar os laços e a cooperação entre o Brasil e os países africanos. “Muitas vezes presenciamos projetos que ficaram aquém de nossas expectativas. Mas temos esperança de que com seu trabalho na frente os resultados apareçam. Conte com nosso apoio”, disse o embaixador Thomas para Márcio Marinho.
Participaram do encontro representantes do Guiné, Guiné–Bissau, Tanzânia, Tunísia, Zâmbia, Camarões, Etiópia, Sudão, Nigéria, Argélia, Zimbábue, Mauritânia, Gana, Guiné-Equatorial, Congo, Costa do Marfim, Benim, Burkina Fasso, Gabão, Quênia, África do Sul, Malaui, Botsuana, Cabo Verde, Angola e Moçambique.
Por Paulo Gusmão
Foto: Jessé Vieira
Assessoria PRB
Izabela Reis (DRT- 1644) - Telefone: 71/9923-3766
Dilamara Cruz (DRT- 3211) - Telefone: 71/ 8709-5614

Nenhum comentário: