segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ichu deve ganhar política pública de proteção aos animais


O deputado José de Arimatéia participou de reunião no munícipio, onde discutiu a mortandade dos animais.

         O Deputado Estadual, José de Arimatéia (PRB), visitou neste domingo (04), o município de Ichu, onde ocorreu uma denúncia no inicio do mês de agosto, sobre a morte de animais de diversas espécies na zona rural. O deputado esteve acompanhado da presidente da Associação Brasileira Protetora de Animais – Bahia, Patruska Barreiro e da presidente da ONG Terra Verde Viva, Ana Rita Tavares.
         O grupo se reuniu com o prefeito do munícipio, Carlos Santiago de Almeida (PSH); o vice-prefeito, Renato Adelino e a secretária de saúde, Maria das Graças Almeida. De acordo com o prefeito, a morte de animais acontece de forma frequente na cidade. “Sempre temos este tipo de problema, mas em agosto o número de animais mortos foi maior”, contou. O prefeito acredita na hipótese de envevenamento. Segundo ele, muitos cachorros estariam matando animais de pequenos criadores como ovelhas. “Para proteger seus rebanhos, os produtores envenenaram os cachorros, e jogaram suas carcaças em local aberto onde urubus e outros bichos tiveram acesso, causando assim mais mortes pelo veveno que ainda estava ativo”, acredita.
         De acordo com o Sindicato de Produtores Rurais de Ichu, quase 800 animais já foram mortes por ataques de cães desde 2008. “Matar os cachorros é uma forma que os produtores encontraram para proteger suas criações”, justificou o ex-presidente do sindicato, Adalberto Carneiro.
         A suspeita ainda não foi confirmada, e o município aguarda os resultados de exames feitos por agentes da Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e Secretaria de Saúde do Estado. Mas, apostando no histórico de casos semelhantes foi traçada uma estratégia para minimizar o envenenamento de cachorros domésticos, assim como o ataque dos mesmos a outros animais. Por sugestão das ong’s presentes, a cidade iniciará uma política pública de controle populacional de animais, que conciste na castração gratuito e ações educativas direcionadas aos criadores. “Com essa intervenção o instinto de predador dos cães será minimizado e seu comportamento transformado, oferecendo menos riscos para os outros animais, e ao mesmo tempo, garantindo sua dignidade enquanto ser vivo. O envenenamento, sem qualquer dúvida, não é a solução para este impasse”, ressaltou Ana Rita.
         “A secretaria de saúde ficou responsável por enviar um relatório com uma espécie de Senso contendo informações sobre os animais ao nosso gabinete, para que a partir daí possamos apresentar a situação ao secretário do estado, Jorge Solla, e junto com ele, viabilizarmos meios para que o mutirão de castração aconteça. Acredito que esta ação é de extrema importância porque está causando prejuizos aos criadores e danos aos animais, com ela Ichu se transformará em um exemplo para toda a região”, afirmou o deputado José de Arimatéia.

Nenhum comentário: