terça-feira, 27 de setembro de 2011

Deputado conhece projeto de combate ao diabetes‏

O Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, além dos deputados e pessoas envolvidas no colegiado, foram contemplados, na manhã desta terça-feira (27), com diversas informações sobre a prevenção à cegueira ao portador de diabetes.
Os dados foram apresentados através do projeto elaborado por Rafael Andrade, coordenador do Centro Avançado de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos Beira Rio e idealizador do Mutirão do Diabético, realizado anualmente no município de Itabuna.
Preocupado com o avanço da doença no Brasil, Arimatéia destacou a importância da população adotar uma mentalidade preventiva à diabetes, que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que até 2025, cerca de 350 milhões de pessoas adquiram a doença.
“A diabetes é hoje a principal causa de cegueira, amputação de membros e de falência renal, além de outros problemas graves. É um nível alarmante que merece uma atenção redobrada, não só sobre a qualidade de vida do indivíduo, mas também sobre a sociedade em geral, em termos sócio-econômicos”, acentou Arimatéia.
Na apresentação, o oftalmologista, agradeceu o convite feito pelo deputado e abordou os avanços alcançados com o Multirão do Diabético, iniciado em 2004, já tendo beneficiado cerca de um milhão de pessoas, abrangendo as regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.
“Primeiramente gostaria de parabenizar os deputados pela sensibilidade com o problema em questão. Acreditem que realmente é de suma importância porque no Brasil temos 16 milhões de diabéticos. O Mutirão vem da perspectiva do paciente controlar e ajudar na redução da doença. Para vocês terem noção, o diagnóstico precoce permite, por exemplo, a diminuição em 85% das amputações de membro” explicou.
A ação social, que esse ano acontece no dia 12 de novembro, visa contemplar os pacientes com assistência médica, divulgação da doença, médicos especializados na área, exame do fundo do olho e os testes para verificar o chamado “pé diabético. O evento antecede o dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. No ano anterior, aproximadamente duas mil pessoas foram atendidas por 600 voluntários.
 
Ludmilla Cohim
8804-4785/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

Nenhum comentário: