terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deputado prestigia Lula na entrega do título de “Doutor Honoris”


         Na manhã desta terça-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, compareceu no Salão Nobre do Palácio da Reitoria, situado no bairro do Canela, na capital baiana, para ser contemplado com o título de “Doutor Honoris” causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A homenagem já  havia sido definida em outorga pelo Conselho Universitário da instituição, em 30 de outubro de 2002, mas Lula preferiu ser agraciado com a cerimônia após deixar o cargo.
         O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), esteve presente na solenidade, para prestigiar o ex-presidente que como dirigente político sempre esteve atento em integrar o campo social com a política. “Lula é um grande líder, que sem dúvida ajudou a transformar o nosso país em diversos aspectos. Trata-se do reconhecimento de um grande homem na área da política, por conta disso o título é mais do que merecido”, definiu Arimatéia.
         O Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, disse que o título é concedido como uma homenagem a humildade de Lula, que com garra lutou pela democracia, teve o compromisso em recuperar a auto-estima do povo brasileiro e tornar o país mais conhecido mundialmente.  “Antes se tinha uma política que fazia e não incluía e Lula reverteu essa situação com sua militância e bagagem em liderança sindical”, enfatizou Wagner.
         Na cerimônia, Lula agradeceu a homenagem e destacou a importância histórica da Bahia na construção da identidade da nação, elogiou o povo baiano pela pluralidade cultural e a sua capacidade de reinventar a arte. Na ocasião, o ex-presidente falou ainda sobre a gratificação em receber um título dessa magnitude ofertado somente às pessoas voltadas ao âmbito da arte, ciências ou causas humanitárias.
         “Estou muito feliz, mas não vejo essa honraria como reconhecimento pessoal, e sim um título simbólico para o povo brasileiro. O mais gratificante é saber que eu e José de Alencar fomos os primeiros a administrar o Brasil sem diploma universitário, e nos últimos oito anos conseguimos cuidar bem da educação e tirar 29 milhões de brasileiros da situação de miséria”, ressaltou Lula.
         A vice-diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Vitória Espinheira, parabenizou o político por ter se tornado um líder latino americano de expressão nas mais diversas esferas, e ainda definiu Lula como portador de ânimo, grandeza e espírito de nação “que ultrapassa qualquer título concedido porque o conhecimento dele é componente da humanidade”, disse.

Nenhum comentário: