terça-feira, 19 de abril de 2011

Comissão discute medidas de vigilância em saúde ambiental

Por considerar que as medidas na área de saneamento são estratégicas para a saúde pública, a reunião da Comissão de Saúde e Saneamento desta terça-feira (19), recebeu Lídice Paraguassú e Lourenço Oliveira, representantes da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador, subcoordenação que faz parte da Coordenadoria de Saúde Ambiental do município desde 2005, atuando para detectar fatores abióticos relacionados ao ar, água e solo que interferem na saúde da população para recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.

“Como essa subcoordenadoria ainda não possui um reconhecimento massivo da comunidade, considero vital que seu trabalho seja apresentado em todas as instâncias para que o povo, o maior beneficiado, tome conhecimento de sua existência e áreas de atuação”, defendeu o deputado José de Arimatéia (PRB), presidente da comissão.

Lídice apresentou as ações que a subcoordenadoria tem feito, não só na parte de fiscalização – como a ação desenvolvida durante o Carnaval, quando um selo foi emitido atestando a qualidade da água nos circuitos da folia momesca –, como os projetos de educação ambiental continuada, que levam informação diretamente para a população, através de ações como feiras de saúde e o Projeto Jovens Cientistas – realizado em parceria com escolas públicas. Já Lourenço, coordenador do órgão, aponta que a equipe já está trabalhando de olho na Copa do Mundo 2014.

“No Carnaval, 1,5 milhão de pessoas se aglomeram em pequenos trechos da cidade. Estamos monitorando constantemente a cidade para estarmos preparados para o evento mundial que não só exige que a qualidade do ar, da água e do solo esteja aceitável, como deverá concentrar ainda mais pessoas”, disse o coordenador.

Nenhum comentário: