Azedou de vez a relação das autoridades da segurança pública da Bahia com a Câmara de Vereadores de Ilhéus. Convidadas uma semana antes a participar de uma audiência para debater a violência no município, as autoridades não compareceram nem deram justificativa, deixando cerca de 150 pessoas no meio de uma “troca de tiros” entre o presidente da Câmara, Jailson Nascimento, e o coronel Ivo Silva Santos, do 2º Comando de Policiamento Regional Sul da PM, acusado pelo primeiro de provocar o desgaste.
Tudo teria começado, segundo comenta o presidente da Câmara, pelo fato do coronel Ivo não ter sido convidado para a audiência. “Como ele é o comandante em Itabuna, pensamos que seria suficiente convidar o secretário estadual de Segurança Pública, o comando geral da PM na Bahia, o comando do II BPM, com sede em Ilhéus, e os comandantes das Companhias Independentes existentes na cidade”, revelou Jailson.
Pode ter sido uma falha. Mas pode ter sido também uma provocação. A PM em Ilhéus passou recentemente a ser comandada por Itabuna e isso tem provocado um desgaste para o governador Jaques Wagner. Historicamente as duas cidades são cheias de rivalidades.
Os políticos de Ilhéus resistem à medida. Primeiro por que estariam perdendo terreno para Itabuna. Segundo, por que acham um absurdo transformar o segundo batalhão de polícia da Bahia – portanto com valor histórico – em uma mera corporação comandada pelo vizinho município.FONTE PIMENTA NA MUQUECA
Confira toda a história da pendenga no Bahia Online (clique aqui).