quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lula assinará Estatuto da Igualdade Racial em Salvador

 Salvador - O presidente Lula assinará no próximo 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Estatuto da Igualdade Racial, na Praça Castro Alves, um dos espaços símbolos da capital baiana. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Edson Santos, o prefeito João Henrique, e o vice Edvaldo Brito, durante o almoço no Restaurante Senac, no Pelourinho, nesta quarta-feira (21).
O ministro afirmou que Salvador foi escolhida não apenas porque tem maior concentração de afrodescendentes do país, mas principalmente porque é a cidade que mantém viva as raízes e tradições africanas. "Ao tratar das questões raciais no Brasil, é preciso ter um olhar especial para Salvador e para todo o Estado da Bahia", afirmou Santos.
Na ocasião, o prefeito João Henrique destacou que a herança cultural e a identidade negra em Salvador são fatores essenciais para a elaboração de políticas públicas. "A nossa proposta é a implementação de políticas públicas que contribuam para a elevação da autoestima da população afrodescendente da nossa capital", disse o prefeito.
O vice Edvaldo Brito e o ministro Edson Santos anunciaram intervenções nos cinco terreiros da capital tombados como patrimônio cultural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante visita pela manhã aos terreiros Alaketo, Ilê do Axé Opô Afonjá e Bate-Folha. Os outros terreiros beneficiados são o Casa Branca e o Gantois, visitados à tarde. Além desses, também foram visitados os terreiros do Bogum e Oxumaré.
As intervenções estão garantidas com recursos da ordem de R$ 350 mil, repassados pelo Ministério da Cultura ao Iphan. O governo federal também irá liberar, através de emendas, R$ 3 milhões para recuperação de outros terreiros em Salvador.

Nenhum comentário: