quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Governador recebe ialorixá que acusou PMs de tortura e garante apuração

Reunião durou duas horas e Bernardete se mostrou confiante

Redação CORREIO
O governador Jaques Wagner recebeu nesta quarta-feira (10) a líder comunitária e ialorixá Bernardete Souza Ferreira dos Santos, que denunciou policiais militares de agressão em Ilhéus, no sul da Bahia. “A apuração está em curso, com designação de uma delegada especial. Sugeri o acompanhamento do Ministério Público e de um representante da religião de matriz africana da PM”, disse Wagner, por meio da assessoria do governo do estado.

Wagner recebeu a ialorixá Bernardete, que acusa PMs de tortura
Durante as duas horas de reunião na Governadoria, foram apresentadas as medidas tomadas pela Polícia Militar - os soldados envolvidos foram afastados e o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, acompanhará diretamente as investigações. “O parecer provisório do corregedor vai chegar às minhas mãos e o poder decisório é meu. Já foi realizada perícia, tenho um cenário do fato e deveremos tomar a decisão e publicar no nosso boletim geral”, comentou o coronel.
Após a reunião, Bernardete mostrou confiança. “Fiquei satisfeita com a reunião. O governador demonstrou responsabilidade com a causa. Ele vai apurar o caso nomeando pessoas responsáveis”. O governador disse que seu governo não tolera discriminação, mas comentou que a democracia exige que seja feita uma apuração antes de pré-julgamentos e até condenação por parte da sociedade.
Segundo Bernardete, a agressão aconteceu no dia 23 de outubro, quando sete PMs que participavam de uma operação em buscas de drogas no assentamento Dom Helder Câmara a teriam torturado e jogado em um formigueiro. A Corregedoria da PM também abriu uma sindicância sobre o caso.


Nenhum comentário: