Como não se enrolar com o pagamento deste imposto que sempre está presente no vocabulário econômico do início do ano
- Todo o começo de ano é a hora de enfrentar aquele tributo chamado IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores). Se você é aquele proprietário que programa as suas contas e tem dinheiro guardado, uma boa saída é usar a cota única, em alguns estados o desconto é acima de 10%.
Cada Estado utiliza um critério próprio de descontos. Existem casos de isenção para veículos zero quilômetro. Outra variação que incide no tributo é referente à utilização do automóvel e o tipo de combustível que ele usa. Em todas as situações a parcela é calculada de acordo com o valor do automóvel. Quanto mais valioso for o veículo, maior o tributo.
O WebMotors oferece aos usuários do Programa Agenda do Carro um benefício exclusivo. Além dos avisos sobre a manutenção do seu carro, o proprietário do veículo pode receber informações sobre os dias de vencimento do IPVA, do Seguro Obrigatório ou do financiamento. A mesma regra serve para quem é integrante da Agenda da Moto.
O que acontece se eu rodar sem pagar o IPVA?
Se você deixar de pagar o imposto são cobrados multa fracionada dia-a-dia, até o limite máximo de 20%, e juros de 1% ao mês. O comprovante de pagamento do IPVA não substitui o documento de licenciamento do veículo. O CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo) só será entregue pelo Detran com o pagamento do IPVA efetuado. Sem o documento regularizado você pode ter o seu automóvel apreendido. Outra implicação é que, em caso de ocorrências de trânsito, você sempre será o culpado, mesmo que o erro tenha sido do outro condutor.
Quando o DPVAT (Seguro Obrigatório) vence?
A lei determina que o Dpvat deve ser pago anualmente com a cota única ou primeira parcela do IPVA. O veículo que não paga esta taxa poderá ter os mesmos problemas com a fiscalização indicados acima, pois não será considerado devidamente licenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário