quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Moradores do N. S. da Vitória recebem Gabinete Itinerante de Ivo Evangelista






Dando seguimento às ações do projeto Gabinete Itinerante, que visa aproximar a Câmara de vereadores da população ilheense, o vereador Ivo Evangelista (PRB) visitou na última sexta-feira (13), o bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus. Acompanhado pelo presidente da associação de moradores do bairro, Manoel da Hora, Ivo visitou obras e ouviu os anseios daquela comunidade. O objetivo da visita, segundo o vereador, é conhecer in loco as dificuldades por quais passam os moradores e buscar, através de requerimentos apresentados na Câmara, melhorias para a população.

Ivo Evangelista visitou a área onde estão sendo feitos serviços de urbanização e infraestrutura e também o local onde vai funcionar um centro integrado para a comunidade. Através de apelo feito ao vereador, a associação de Moradores visa integrar na área onde os serviços estão sendo executados uma escola voltada para atender a alunos do fundamental II, como forma de atender a uma antiga reivindicação da comunidade do bairro e de outros locais, como Santo Antônio e Couto, já que os estudantes precisam se deslocar outros bairros a fim de concluir o segundo grau.

Além de solicitar ao vereador que o pedido de celeridade das obras que vêm sendo realizadas no bairro cheguem até os órgãos competentes, o presidente da associação elencou ainda a necessidade de melhoria da coleta de lixo e a ampliação do serviço até o Alto N. S. da Vitória, que não é contemplado com a ação e “por isso os moradores do local precisam descer até o pé do morro para depositar o lixo”, explicou Manoel. Ao conversar com moradores do condomínio Vitória II, também foi solicitado ao vereador que ele possa, através de requerimento, solicitar a melhoria da entrada da Rua A, que dá acesso ao local. Em dias de chuva, a rua fica repleta de lama.

Prefeitura de Ilhéus libera terceira parcela de pagamento da Apae




Os convênios celebrados entre entidades socioassistenciais e o município têm como objetivo auxiliar na manutenção dessas instituições.

Mais uma parcela do convênio nº 011/2013, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus (Apae) foi liberada na última semana, conforme a Lei Orçamentária de nº 3.633, de 07 de dezembro de 2012.
Os convênios celebrados entre entidades socioassistenciais e o município têm como objetivo auxiliar na manutenção dessas instituições. A falta desses repasses afeta a organização e a prestação de serviços oferecidos por estas unidades à crianças, adolescentes e famílias que utilizam esses serviços.
De acordo com o secretário da pasta, Jamil Ocké “A SDS está buscando resolver todas as pendências e problemas para garantir constantes melhorias nas relações com instituições conveniadas e com a comunidade ilheense”.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Bancada do PRB recebe ministra Ideli Salvatti


Bancada do PRB recebe a ministra Ideli Salvatti na liderança
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, esteve reunida com a bancada do PRB, na noite desta terça-feira (17), para reafirmar o compromisso do governo com os deputados republicanos. A ministra ouviu atentamente as reivindicações dos parlamentares, sobretudo, no que diz respeito aos problemas enfrentados pelos prefeitos dos municípios.

Para o líder, o gesto da ministra estreita as relações com a bancada. “Nossos parlamentares têm sido leais aos interesses da sociedade nas principais votações do Congresso Nacional e o gesto da ministra vem corroborar as intenções do governo em honrar os compromissos assumidos com o povo nas urnas. Somos procurados constantemente pelos prefeitos que dependem de recursos do governo federal para tocarem as obras nos seus municípios”, explicou George Hilton.

A reunião contou com a presença dos deputados Antonio Bulhões (SP), Cleber Verde (MA), Jhonatan de Jesus (RR), Márcio Marinho (BA), Otoniel Lima (SP), Vitor Paulo (RJ) e do senador Eduardo Lopes (RJ).

Para lembrar

A bancada do PRB configurou-se como a mais leal em levantamento realizado pela Arko Advice sobre o grau de fidelidade dos partidos ao governo no primeiro semestre. O PRB ficou na frente, com um índice de fidelidade de 73%.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Zé Carlos da Pesca agora é 10!


 
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) ganhou mais um correligionário de peso com a filiação de José Carlos Rodrigues – o Zé Carlos da Pesca – que assinou a sua filiação na manhã desta segunda, 16, em ato público realizado no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.
Natural de Saubara, município do Recôncavo Baiano, Zé Carlos,  dedicou a sua vida às atividades de pesca e à luta pelo segmento do qual faz parte. Militante ativo em prol dos direitos dos pescadores artesanais, Zé Carlos tem uma vasta experiência, ocupando vários cargos entre eles, Presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, por seis mandatos, Vice-Presidente da Confederação Nacional  dos Pescadores e Aquicultores e Secretário Municipal da Pesca, Agricultura e Meio Ambiente do Município de Saubara.
Sobre a filiação do novo correligionário, o Deputado Federal e Presidente Estadual do partido na Bahia, Márcio Marinho, disse que os pescadores agora têm um representante que fala e entende a sua linguagem e que terá espaço para lutar por seus direitos.
Em seu discurso, José Carlos lembrou da sensibilidade do Ministro da Pesca, Marcelo Crivela, no que se refere às necessidades dos pescadores e o avanço da pesca no Brasil e na Bahia em particular.
Para ele, o ingresso no PRB é um marco. “O que me motivou a entrar na política é a oportunidade de lutar pela minha classe. O PRB é o partido que me dá essa condição e tenho certeza que essa união de esforços vai resultar no avanço da aqüicultura no Estado”, e concluiu: “A Pesca agora é 10!”

--
Izabela Reis 71/ 9923-3766
Dilamara Cruz 71/  8709-5614

Em mais uma edição do ‘Gabinete Itinerante’ Ivo Evangelista recebe mais reivindicações




Preocupado com a situação de dezenas de famílias que vivem nas Ruas do Mosquito e Floresta Bambuzal, próximas ao bairro Teotônio Vilela e que aguardam o momento em que receberão as casas construídas através do Programa de Urbanização de Favelas do PAC II, localizado no mesmo bairro, o vereador Ivo Evangelista (PRB) visitou na semana passada, a área que abriga o projeto. As obras da construção do loteamento ‘Bosque Verde’ estão paralisadas desde o fim do ano passado e as famílias continuam vivendo em situação precária.

A visita é uma das ações do Gabinete Itinerante, projeto iniciado pelo vereador, ainda em seu primeiro mandato (2001-2004), com o objetivo de aproximar a Câmara de vereadores da população ilheense. A ideia do vereador é disponibilizar o seu Gabinete para a população onde todos possam levar as necessidades de sua comunidade e essas demandas possam ser colocadas em pauta nas reuniões plenárias da Câmara de Vereadores.

No local, além da construção de 272 casas, está prevista a execução de obras de saneamento, urbanização, de trabalho técnico e social, além de ações ambientais, no bairro Teotônio Vilela. A obra utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e faz parte do Programa de Prioridade de Investimento, através da intervenção em favelas. O condomínio conta com infraestrutura completa, a exemplo de saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e uma ciclovia. Cada casa possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e cerca de mais 100 metros quadrados de área na frente e fundos.
Boa parte das casas do loteamento está pronta, mas a maioria ainda precisa de acabamento.

Ao visitar moradores das ruas do Mosquito e Floresta Bambuzal o vereador foi informado que todos teriam sido cadastrados para ter acesso à moradia, e que as casas dos futuros contemplados teriam recebido identificação por parte de técnicos da prefeitura. “Afirmaram que iríamos passar a morar lá no loteamento em setembro de 2012 e até o momento continuamos morando aqui (na Rua do Mosquito) e passando por muitas dificuldades”, afirmou Maria do Carmo Leal, moradora do local e que também espera pela entrega da casa.

As casas, que deveriam garantir a dignidade e uma melhor qualidade de vidas para as famílias que vivem nas ruas do Mosquito e Floresta Bambuzal, estão quase prontas, mas sem previsão de serem entregues às famílias, que chegaram a ser cadastradas para participar do projeto. O vereador Ivo Evangelista busca, agora, informações sobre o cronograma de execução da obra a fim de marcar reunião ou audiência entre os moradores e os responsáveis pela obra.

Mais sobre o Gabinete Itinerante – O vereador Ivo Evangelista ressalta ainda que desta forma terá oportunidade de prestar contas de seu mandato, oferecer os serviços do seu gabinete a população e se manter mais próximo do cidadão. “Quero estar com as pessoas, ouvir sugestões. Quero que a população saiba que tem um representante na Câmara de Vereador  que está próximo, atuante e preocupado em resolver as questões de nossa cidade. Mais vereadores também estão aderindo a esta iniciativa e mais ilheenses passão a ser beneficiados”, afirmou Evangelista.

De acordo com o Vereador, a expectativa do projeto é aproximar o poder público e a comunidade. “A participação das pessoas tem aumentado a cada Gabinete, e acreditamos que este modelo de trabalho, numa espécie de gestão compartilhada, será fundamental para minimizarmos os problemas dos munícipes e conquistarmos melhor a qualidade de vida aos nossos moradores” observa Ivo.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Problemas da cacauicultura no Brasil serão debatidos em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

 
 
 
Brasília, 11 de setembro - O deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, subscreveu o requerimento 434/2013, aprovado na Comissão de Agricultura, que sugere a realização de audiência pública para tratar os problemas da cacauicultura no Brasil. O parlamentar sugeriu a inclusão de especialistas do setor no debate.

Segundo ele, já foram realizadas várias audiências pelos segmentos interessados no tema e a Câmara deve ouvi-los. “Em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, e representantes da CONAB, CEPLAC, CNA, EMBRAPA e do Instituto Pensar Cacau, conseguimos a inclusão do Cacau na Política Geral de Preços Mínimos do Governo Federal, o PGPM. Essa inserção foi um avanço, mas precisamos aprofundar o debate e esses especialistas não podem ficar fora dele”, explicou.

Para Marinho, o risco da entrada de pragas no Brasil, em consequência das importações vindas da Costa do Marfim, de Gana e da Indonésia, também devem ser discutidas na audiência. O deputado pediu a inclusão, no debate, do secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Sales; do secretário de Comércio Exterior – SECEX para discutir o Drawback do cacau, Daniel Marteletto Godinho; do presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Carlos Prado, de representante da CEPLAC; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus, Milton Andrade Júnior e da presidente da Coopercentrosul e representante da Agricultura Familiar, Maria Angélica Anunciação.
Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vereador Ilheense repudia fim das parcerias com as Apaes


O presidente da Mesa Diretora da Câmara  de Ilhéus, Josevaldo Machado  (PCdoB),coordenou os trabalhos da   trigêsima-sétima sessão ordinária de 2013,ocorrida   ontem (04/09) no Plenário Gilberto Fialho,  quando várias matérias foram discutidas e aprovadas pelos vereadores presentes. Dentre  essas,   que motivou uma   atenção especial por parte de todos os presentes, inclusive, do excelente  público,  que costumeiramente assistem e acompanham as sessões  legislativas, foi  à MOÇÃO DE REPÚDIO Nº   067/2013, de autoria do vereador Ivo Evangelista(PRB), primeiro- secretário,  contrária   ao  relatório  da PLC  103/2012, aprovado na Comissão  de Assuntos Econômicos  do Congresso Nacional, assinado pelo Senador José Pimentel (PT-CE), em que altera  a meta de nº 4,  onde determina a universalização do ensino de alunos com trans tornos globais e mentais .
  
O que isso significa?
   O aluno com qualquer tipo de deficiência  mental, ou transtorno global mental, devem ser matriculados na rede regular de ensino, o que segundo  especialistas,  “não há condições, pois, esses alunos precisam de tratamento especializados e diferenciados “.
   Amiúde, o vereador Ivo Evangelista, defensor, incondicional, das questões sociais e das políticas públicas em nossa sociedade, e, já tendo, por inúmeras vezes, demonstrado  essa sua brilhante conduta, solidarizou-se  com  o ponto de vista dos especialistas  e  estudiosos sobre crianças excepcionais e, ainda, por retirar de entidades como as  APAES e PESTALOZZIS, a possibilidade   de oferecer o atendimento especial substituindo à educação escolar na rede regular e, de maneira cruel,  concretizar,  o fim dessas entidades que tem prestado, durante  existência,relevantes serviços neste campo.   
“Não posso concordar com tamanho despautério. Vou continuar defendendo essas instituições e, com muito mais força,  as  crianças  excepcionais.” frisou o vereador.

sábado, 7 de setembro de 2013

Desfile de 7 de Setembro em Ilhéus aconteceu em clima de tranquilidade



A solenidade teve início às 8 horas, na Avenida Soares Lopes, com a execução do Hino Nacional, por alunos do Colégio da Polícia Militar, e hasteamento às bandeiras, em frente ao palanque oficial.

Apesar da intensa chuva que incidiu sobre a cidade, o desfile cívico-militar comemorativo da Independência do Brasil foi realizado em Ilhéus, a partir das 8 horas, deste sábado, 7 de Setembro, na Avenida Soares Lopes, em clima de tranquilidade. O prefeito Jabes Ribeiro presidiu a solenidade, no palanque oficial, ao lado do coronel Antonio Alberto Ferreira Borges, chefe da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), do capitão de corveta Paulo Ricardo Gomes Sanches, delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus, do tenente coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira, comandante do II Batalhão de Polícia Militar (BPM), do presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado (PC do B), e da secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha.
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional, por alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM), e hasteamento às bandeiras, em frente ao palanque oficial. O desfile foi aberto pelo pelotão da Associação dos Ex-combatentes do Brasil Marinha do Brasil, seguido pelos destacamentos do Exército (18ª CSM) e da Marinha. Logo após, veio a banda do Colégio Militar Rômulo Galvão, acompanhada de pelotões de alunos; a Banda da Polícia Militar, seguida pelos alunos curso de aperfeiçoamento do II BPM, do pelotão misto 68º CIPM-69º CIPM-70º CIPM; o Corpo de Bombeiros e suas viaturas e as da Marinha.
O segundo grupamento do desfile foi composto pelas representações do Capítulo São Jorge dos Ilhéus da Ordem Demolay, da Associação Grupo Jovem Força e União e o Rotary Clube de Ilhéus Jorge Amado. O encerramento contou com a passagem dos jovens que integram os programas de Erradicação do Trabalho Infantil e o Projovem, coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
Tema - O desfile da Independência foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em conjunto com a 18ª CSM, tendo como tema ‘Brasil: Sociedade e seu Poder de Transformação’. O prefeito Jabes Ribeiro acompanhou todo o evento e permaneceu no palanque, após o encerramento oficial, para assistir à manifestação do Grito dos Excluídos, organizado pela Igreja Católica.
Estiveram também presentes ao desfile o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Luiz Carlos Escuta (PP) e Rafael Benevides (PP), o procurador da República, Israel Nunes, os secretários municipais de Administração, Ricardo Machado, de Relações Institucionais, Jailson Nascimento, de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, entre outras autoridades.