quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ivo Evangelista visita posto do SAC de Ilhéus e comemora reforma













O vereador Ivo Evangelista (PRB), após participar na manhã desta terça-feira, dia 28, da abertura do primeiro encontro dos Seminários Regionais Urbanos, realizado no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, visitou as instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O órgão, que compõe um dos trinta postos fixos da rede espalhados pela Bahia, está recebendo obras de reforma e manutenção, após  requerimento de nº 014/2013, feito pelo vereador Ivo Evangelista.

Iniciada há poucos menos de um mês, as obras incluem serviços de manutenção e troca de calhas e da tubulação do escoamento de águas pluviais; conserto do telhado; reforma e adaptação dos sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência; pintura geral e revitalização do jardim; criação de fraudário; assim como troca de piso, colocação de divisórias, revisão do sistema de climatização, troca de mobiliário e poda de árvore. Os serviços devem ser concluídos num prazo de até 60 dias.

As obras – que vêm sendo realizadas em boa parte no período da noite a fim de não atrapalhar os serviços de atendimento – estão recebendo visitas periódicas de técnicos da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), órgão responsável pela fiscalização da obra, assim como ocorreu na manhã desta terça. A gerente do SAC de Ilhéus, Sayonara Machado, também acompanhou a visita e aproveitou a oportunidade para pedir compreensão à toda a população. “Pedimos desculpas pelos transtornos, porém reiteramos a necessidade da reforma para que o órgão melhore a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos”.

Durante a visita, o vereador Ivo Evangelista disse estar bastante satisfeito com o andamento da reforma do SAC, “uma antiga reivindicação da população e também dos próprios funcionários e que dentro de dois meses estará totalmente adequado aos anseios de todos”, comemorou.

www.ivoevangelista.com



sábado, 25 de maio de 2013

O avô, o neto e o jumento

Há muito tempo, viajando pelo interior, seguia um velho que vinha montado em seu jumentinho, conduzido por seu netinho, que puxava o animal pelo cabresto. Aquela jornada estava longe de ser um lazer. Eles tinham como finalidade ir a uma feira na cidade grande, onde tentariam vender o animal de estimação e conseguir dinheiro para o sustento do velho e seu único neto, órfão de pai e de mãe.
E assim seguiram caminho afora. Ao passarem por um vilarejo, e tendo em vista haver ali muitas pessoas, logo começaram as críticas:
“Que absurdo!”, falava aquela gente, com os ânimos bastante exaltados ao ver a criança a pé e o velho montado no jumento. “O juizado da infância e da juventude tem de saber disso e tomar as devidas providências! Como pode uma coisa dessas? Que desnaturado!”, comentavam.
Sentindo-se desconfortável diante daquela situação tão constrangedora, o velhinho de pronto trocou de posição com o menino, que agora seguia montado no jumento com o avô puxando o animal.  “Bom, agora certamente acho que ninguém ficará chocado, nem falará nada!”, pensou ele.
E assim tocaram em frente sua jornada. Mas, ao entrarem num novo vilarejo, novamente ouviram novas críticas:
“Que absurdo! Coitado do velhinho! Ele é quem tinha de estar montado sobre o jumento, não o menino! Isso não é possível! Que mundo é esse onde ninguém respeita o estatuto do idoso? Aonde nós vamos parar?”, era o que se ouvia.
E novamente o bom velhinho, quase sem saber mais o que fazer, fez outra troca. Sentou-se sobre o jumentinho com o menino e, assim, continuaram sua jornada.
Na cidade seguinte, os comentários foram muito mais fortes:
“Olhem que absurdo! Coitadinho do pobre jumento, carregando esses dois marmanjos! A sociedade protetora dos animais devia tomar alguma providência!”
Moral da história: nunca será possível agradar a todos. Quem insistir, certamente será um frustrado na vida.
Deus tem dado a fé para que cada um ande de acordo com ela. Não de acordo com a opinião alheia!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Debates e Explicações Marcaram Audiência Pública Sobre Construção da Nova Ponte em Ilhéus



Com um expressivo número de presentes no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, foi realizada no dia de ontem, terça-feira ( 20 ) à Audiência Pública  para debater e ouvir explicações do  Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia ( Derba ) sobre à, tão esperada e propalada, obra de construção da ponte  ligado o centro da cidade aos bairros da zona sul. Estiveram presentes vários representantes das comunidades, especialmente,  dos  moradores que terão seus imóveis afetados dentro do projeto de construção do empreendimento e, ao  fazerem uso da palavra, foram peremptórios em afirmar que, não são contrários à construção da ponte. Contudo, queixaram-se da falta de  diálogo com o governo do estado quanto a definição do local e  de como se dará o processo indenizatório decorrentes das desapropriações.  Falaram na oportunidade: André Rosa ( Conselho Cultura), Odailson ( Associação de Moradores da Urbis), Ariel Figueroa ( Coluna de Turismo ), Sr. Átila (  Bar e Restaurante Mar Aberto), Alan Dick Megi ( Arquiteto ) e à Sra. Socorro Mendonça (Instituto Ilhéus).
O Vereador Luiz Carlos (Escuta) que acompanhou atentamente a exposição de motivos dos moradores, como também à  apresentação do projeto pelo  representante do Derba, Engenheiro Sergio Berbert, solicitou, encarecidamente ao seu colega edil, autor da sessão especial, que convidasse, novamente e urgente, todas as autoridades, inclusive o vice-governador e secretário  estadual de Infra-estrutura da Bahia para uma nova audiência.  
O vereador Ivo Evangelista, ao final da sessão, agradeceu à presença de todos e completou: “ Vou continuar nesse meu mandato, atento para com os anseios dos ilheenses. Tenho plena certeza de que essa obra é de suma importância para o nosso município. Assim,  acabo de constituir uma comissão de trabalho, com a participação do Arquiteto Alan Dick Megi, onde  já nesta sexta-feira ( 24), teremos nossa primeira reunião.

Marinho integra Comitiva à Etiópia

O Deputado Federal Márcio Marinho integra a Comitiva que viajará para a Etiópia nesta quinta feira, em missão oficial, acompanhando a Presidenta Dilma, à solenidade de comemoração dos cinqüenta anos da União Africana, na histórica cidade de Adis Abeba.
O Brasil, que possui o maior número de embaixadas na África – 37 no total - é o único país da América Latina convidado para as comemorações pelo Organismo Internacional que reúne 54 países.
A Presidenta Dilma terá uma reunião com o Primeiro Ministro etíope cuja pauta versará sobre o interesse do Governo daquele país nos programas de incentivo agrícola, combate à fome e à pobreza.  
 --
Izabela Reis 71/ 9923-3766
Dilamara Cruz 71/  8709-5614

Municípios e DF já podem pedir suplementação e antecipação de recursos para creches


Municípios e DF já podem pedir suplementação e antecipação de recursos para creches 
  • Fonte do quadro: MDS
 Recursos adicionais reforçarão o atendimento a 500 mil crianças do Bolsa Família neste ano
O Distrito Federal e os municípios já podem pedir a suplementação e a antecipação de recursos para vagas oferecidas em creches públicas e conveniadas de todo o país. Duas resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definem os requisitos obrigatórios, critérios, prazos e procedimentos para o repasse dos recursos. Tanto a suplementação quanto a antecipação dos recursos para custeio e manutenção das vagas em creches são medidas do Brasil Carinhoso, ação do Plano Brasil Sem Miséria voltada à superação da extrema pobreza na primeira infância. Os gestores têm até 30 de novembro para pedir os recursos.
A suplementação é custeada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e visa apoiar financeiramente o atendimento a crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família em vagas já existentes nas creches públicas e conveniadas. Com isso, o governo estimula que os municípios e o DF ampliem o acesso e a permanência de crianças nas creches e ajuda a garantir o cuidado integral e a segurança alimentar para elas.
Para cada criança de até 48 meses, beneficiária do Bolsa Família e atendida em creches públicas ou conveniadas, o MDS paga 50% a mais, em relação ao piso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) por aluno/ano, definido para o atendimento em tempo parcial e integral (veja quadro). Em 2012, o ministério repassou R$ 136,7 milhões para 2.056 municípios que pediram a suplementação. Esses recursos reforçaram o atendimento a mais de 300 mil crianças em cerca de 22 mil creches. Para este ano, a meta é suplementar o repasse para 500 mil vagas, com o investimento de R$ 448,4 milhões do MDS.
Para receber a suplementação, os gestores devem informar no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (simec.mec.gov.br) o número de matrículas de crianças de até 48 meses, que sejam filhas de beneficiários do Bolsa Família e tenham sido atendidas em creches em 2012 e cujas vagas já estejam computadas no Fundeb.
Antecipação - O Brasil Carinhoso também permite a antecipação dos recursos de custeio e manutenção para turmas e vagas novas em creches públicas e conveniadas que ainda não tenham sido computadas no Fundeb. Normalmente, os municípios e o DF receberiam os recursos federais para essas vagas somente após o registro no Censo Escolar. Até que isso ocorresse, eles tinham de usar recursos próprios.
A resolução do FNDE determina que os municípios e o DF devem comprovar a existência das novas vagas. Além disso, é necessário informar o endereço das creches, a data de início do atendimento e a quantidade de crianças matriculadas. As informações serão registradas em campo específico do Simec.
As resoluções podem ser acessadas em www.fnde.gov.br

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Secretário de Administração desmente ordem para incinerar documentos

 
O secretário de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado, garante não ser verdadeira a informação de que teria autorizado a incineração de qualquer documento público do município, até porque esta decisão não faz parte de suas atribuições, e informa que por decisão do prefeito Jabes Ribeiro, foi constituída uma comissão que está analisando detalhadamente e organizando todos os documentos do arquivo público e da biblioteca municipal, enquanto se encaminha o processo de reforma do prédio do General Osório, onde aquelas duas instituições funcionam.
A comissão, na qual estão, além de funcionários municipais, uma historiadora e uma bibliotecária da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), tem justamente a missão de contribuir para a preservação dos documentos que registram a história, uma vez que a situação de abandono e degradação a que relegaram o prédio histórico estava colocando em risco a integridade do acervo da biblioteca e do arquivo público.
A comissão foi nomeada por meio da Portaria 016/2013, em 27 de fevereiro deste ano, com o objetivo explícito de avaliar os documentos da Prefeitura de Ilhéus, tendo como presidente Stela Dalva Teixeira, e é composta ainda por Janete Ruiz de Macedo (também da Uesc), Geny Rosa Graça Soares (Fundação Cultural de Ilhéus), Francisco Eduardo da Silva (Secretaria de Administração) e Diran Oliveira Santos Filho (Procuradoria Geral). De acordo com Ricardo Machado, só os integrantes da comissão têm autoridade para decidir pela incineração de quaisquer documentos ou livros, após concluírem que os mesmos não têm valor histórico, educacional ou cultural.
Ainda assim, segundo o secretário, a orientação da comissão é que nenhum material considerado descartável seja incinerado e sim reciclado, a exemplo dos livros que seriam transportados na noite da última terça-feira, dia 21. Os livros e outros documentos foram colocados no prédio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ilhéus, tiveram o descarte autorizado pela representação local da instituição e serão removidos posteriormente.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Programa ‘De Grão em Grão’ leva o cultivo de hortas às escolas de Ilhéus


A utilização do cultivo de hortas como ferramenta pedagógica e a importância da prática para a economia doméstica e o desenvolvimento de uma consciência ambiental são propostas do programa de ‘Grão em Grão’, que ocorre nas unidades educacionais da rede municipal de ensino de Ilhéus. A ação é resultado da parceira entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) com a Fundação Cargill, e consiste na promoção de aulas práticas e teóricas sobre o cultivo de hortas.
Quinze unidades escolares estão contempladas com o programa, sendo nove no perímetro urbano e seis na zona rural, envolvendo 250 professores e 7.500 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A operacionalização em sala de aula é feita através de atividades pedagógicas, com proposta de intensificar o processo de leitura e escrita dos alunos.
O suporte técnico para a produção das hortas é concedido pelos funcionários da Cargill, Jodeildes Oliveira e João Clemente. Todos os produtos colhidos devem ser utilizados nas cozinhas das unidades educacionais para reforçar a merenda escolar. “Com a aplicação das atividades pedagógicas orientadas pelo programa, além da produção do conhecimento sobre hortas e alimentação, já detectamos a melhoria do nível de leitura e escrita dos alunos”, lembrou a técnica pedagógica da Seduc, Ana Angélica Serafim.
Ainda, Ana Angélica ressaltou que a Fundação Cargill dispõe de pedagogos que anualmente capacitam os professores e merendeiras envolvidos no programa. “A empresa é responsável pelo envio do material didático para os professores e alunos (kit com livros e cadernos de atividades, cartazes e livros do professor) e oferece apoio às merendeiras, implanta, faz a manutenção das hortas escolares e fornece terra, sementes, adubo orgânico e ferramentas”, informou a técnica pedagógica.
Escolas beneficiadas – O programa atende as escolas municipais Pequeno Davi, Vovô Isaac, Oswaldo Ramos, Heitor Dias, Dr. Nelson d' Oliveira e Paulo Freire, além do Centro Educativo Fé e Alegria (conveniada) e o Centro Integral de Proteção à Criança (Caic) Darcy Ribeiro. Também são beneficiadas as escolas nucleadas das localidades rurais de Banco do Pedro, Sambaituba, Couto, Santo Antonio, Olivença e Aritaguá I (Novo Ilhéus).

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

"Assine+Saúde" é lançado em Serrinha

 
A Campanha "Assine+Saúde" está se expandindo no interior da Bahia. Nesta quarta-feira (22), a mobilização foi lançada no município de Serrinha, no início da manhã, durante Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade.
A sessão foi uma iniciativa do vereador José Francisco dos Apóstolos (PRB), em parceria com o deputado estadual, que também é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB).
A mobilização é um projeto de iniciativa popular, que tem como objetivo recolher 1,5 milhão de assinaturas em todo Brasil, para que seja possível destinar 10% do orçamento do país para investimentos em saúde.
O deputado Arimatéia avaliou o lançamento de forma positiva. "É essencial a solidariedade que a Câmara de Serrinha demonstrou com o projeto, assim como o município. É importante, que os políticos tenham a sensibilidade de abraçar os desejos da comunidade. Não tenho dúvidas que colheremos um número expressivo de assinaturas", registrou o deputado Arimatéia.
Conforme relatou o vereador José Francisco dos Apóstolos essa mobilização vai ajudar em muito a saúde não só do Brasil, mas também a situação da saúde na cidade. “Vamos, sem dúvida, contribuir para que as pessoas possam conhecer o projeto e colocar seu nome na história", disse.
O secretário de saúde do município, Fernando Oliveira, parabenizou a iniciativa e disse que o município está comprometido com a causa. "Uma saúde de melhor qualidade é um anseio da população, por isso o Assine+Saúde é uma iniciativa tem o apoio de todos os brasileiros", ressaltou o secretário.
Durante o evento, aconteceu um ato de apoio onde todos os vereadores presentes e o secretário municipal de saúde contribuíram com suas assinaturas.

http://www.pastorjosedearimateia.com.br/noticias.php?id=430
Grata,
Ludmilla Cohim
(71) 8804-4785 / 8205-6676/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Audiência pública visa esclarecer dúvidas de moradores do Pontal a cerca da nova Ponte




Será realizada nesta segunda-feira, dia 20, a pedido do vereador Ivo Evangelista (PRB) uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para tratar sobre a construção da nova ponte, que ligará Ilhéus a parte sul da cidade. A audiência, que acontece a partir das 15 horas, foi solicitada ao parlamentar por diversos moradores do bairro Pontal. Eles explicaram que “o assunto está cercado de muitas polêmicas e informações desencontradas e não oficiais sobre a desapropriação de algumas casas, assunto que tem gerado bastante preocupação”, afirmou Ivo.

A audiência deve contar com a participação de representante do governo do Estado e do secretário municipal de Urbanismo, Antônio Vieira; além de moradores das ruas Barão do Rio Branco, Padre Luiz Palmeira, ambas do Pontal; moradores do bairro Nova Brasília e representantes de associações de moradores de  bairros da zona sul. Para o vereador Ivo Evangelista a audiência será uma ótima oportunidade para que as pessoas da zona sul, e da cidade, de uma forma geral, tirem suas dúvidas e tenham maiores esclarecimentos a respeito de todo o processo de construção da ponte.

A audiência foi solicitada em caráter de urgência pelo vereador a pedido de moradores e acontece logo após o anúncio de que o governador da Bahia Jaques Wagner estará em Ilhéus no próximo dia 6, durante solenidade, para assinar a ordem de serviço da nova ponte. A obra será executada pela empresa Constran, custará cerca de 165 milhões de reais e tem um prazo de 24 meses para ser construída.

Trabalhador com 60 anos poderá sacar FGTS

Trabalhadores a partir de 60 anos poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo  de Serviço (FGTS), caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 5592/2013, de autoria do Deputado Federal Márcio Marinho.
O texto do documento apresentado pelo  parlamentar baiano  na Câmara dos Deputados dá nova redação ao  Inciso XV do Artigo 20 da Lei nº 8.036/1990 determinando que o trabalhador poderá movimentar a conta vinculada no FGTS quando alcançar a idade igual ou superior a 60 anos.
Marinho justifica a necessidade da alteração argumentando que o Fundo existe para proteção ao trabalhador assegurando-lhe a oportunidade de formar um patrimônio para ser utilizado em situações específicas. “O referido inciso deve ser atualizado, pois na maioria dos  casos, o idoso com 70 anos já está aposentado e já efetuou o saque por outra razão,  por isso nos parece razoável que o valor retirado poderá ser útil nessa nova fase de sua vida, além de respeitar o Estatuto do Idoso, que visa assegurar absoluta prioridade à pessoa nessa faixa etária”, afirmou Marinho.


--
Izabela Reis 71/ 9923-3766
Dilamara Cruz 71/  8709-5614

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alterada data da sessão especial para discutir o Estatuto dos Servidores


A sessão especial que seria realizada nesta quinta-feira, dia 16, e que tem o objetivo discutir o Estatuto dos servidores municipais de Ilhéus e a mudança do regime jurídico teve sua data alterada para o dia 27 deste mês, às 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. O motivo da mudança, segundo explicou o vereador Ivo Evangelista (PRB), responsável por solicitar a sessão, foi a ausência de um dos convidados a participar da sessão, o procurador-geral do município, Otávio Augustus Carmo que participa de audiência em Salvador previamente agendada para este mesmo dia.”Por entender que a presença do poder executivo é imprescindível às discussões, e após conversar com representantes dos sindicatos que representam os servidores, entendemos que a sessão devia ter sua data alterada. O debate deve contar com a participação de todos os envolvidos no processo de construção do estatuto” Para a sessão, foram convidados representantes de sindicatos que representam os servidores, a exemplo da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus(APPI/APLB), Sindicato dos Servidores municipais (Sinsep), Sindicado dos Guardas Municipais, entre outros sindicatos. Também foram convidados a participar do evento o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, assim como o procurador federal e professor, Israel Nunes; o Juiz do Trabalho, titular da 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus (BA), José Cairo Jr., e a juíza do Trabalho, Nélia Maria Hudson

www.ivoevangelista.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ivo Evangelista solicita sessão especial para discutir o Estatuto dos Servidores






Uma das sessões especiais que serão realizadas no primeiro semestre deste ano na Câmara Municipal vai discutir a mudança do regime jurídico que rege as condições trabalhistas dos servidores municipais de Ilhéus e o estatuto dos servidores, cujo texto deve ser definido num prazo total de até este primeiro semestre. A sessão será realizada nesta quinta-feira, dia 16, no Plenário Gilberto Fialho e de acordo com o vereador Ivo Evangelista (PRB), o requerimento atende a uma solicitação dos representantes de sindicatos que representam a categoria no município, a exemplo da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus(APPI/APLB), Sindicato dos Servidores municipais (Sinsep), Sindicado dos Guardas Municipais, entre outros sindicatos.

De acordo com o vereador Ivo Evangelista o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado e procurador-geral do município, Otávio Augustus Carmo também foram convidados a participar do evento, representando a Prefeitura de Ilhéus, assim como o procurador federal e professor, Israel Nunes; o Juiz do Trabalho, titular da 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus (BA), José Cairo Jr., e a juíza do Trabalho, Nélia Maria Hudson. “Pesquisas e estudos têm apontado que o atual regime celetista se mostra inadequado para a administração pública e em contra partida o estatutário se ajusta melhor ao setor público, acredito que esta sessão será uma ótima oportunidade para dar início às discussões junto aos servidores e seus respectivos sindicatos, para assim chegarmos a uma conclusão do que melhor se aplica, visando sempre o benefício do servidor público”.