quinta-feira, 29 de novembro de 2012

 Arimatéia solicita ao Relator apreciação de projeto sobre obesidade


O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), que também é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, ocupou a tribuna durante a sessão plenária desta terça-feira, 28, para ressaltar a importância de instituir na Bahia o Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida.
O parlamentar destacou o Projeto de Lei 19.110/2011 de sua autoria, que visa a atenção integral às pessoas que enfrentam a obesidade mórbida, como também uma parceria com um programa desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, além de campanhas de esclarecimentos e prevenção da doença.
Arimatéia solicitou do Relator, deputado Mário Negromonte Junior (PP), urgência na apreciação da matéria. “Peço um olhar sensível a cerca do problema. Nas últimas semanas acompanhamos na mídia o drama de dois rapazes que sofrem com a doença - um deles indo a óbito. Casos semelhantes se repetem em todo estado. O Projeto de Lei, é uma alternativa para enfrentar este sério problema", ressaltou.
Pesquisas apontam o aumento de 255% na prevalência da doença no Brasil. O presidente da Comissão de Saúde, solicitou ainda do deputado estadual e presidente do Legislativo baiano, Marcelo Nilo (PDT), que a proposta seja encaminhada logo no início do primeiro semestre de 2013.



Ludmilla Cohim
8804-4785 / 8205-6676/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais republicanos – parte 2

Meus amigos,

Tenho trabalhado incansavelmente com todas as minhas forças e convicções pelo crescimento e consolidação do PRB em todo o Brasil porque acredito, piamente, que o nosso partido é o novo que o Brasil tanto precisa na política. E, como tudo que é novo (o PRB só tem sete anos de fundação), precisa se tornar conhecido do público. Por isso, na mensagem da semana passada, pedi a todos que não se cansem de divulgar o nosso querido partido, o único partido que é 10.

Particularmente, tenho conversado com algumas figuras públicas e importantes lideranças do meio político e de outros setores, com o único propósito de convidá-las a se filiarem ao PRB e a reforçarem o nosso time de republicanos. Não queremos aventureiros, mas pessoas que tenham espírito público e a disposição de trabalhar pelos menos favorecidos de nossa sociedade tão desigual, pois esse é o espírito do Partido Republicano Brasileiro.

Por diversas vezes, vocês poderão acompanhar essas filiações aqui no portal e nas redes sociais do PRB. Em São Paulo, por exemplo, temos programado um grande encontro no dia 25 de janeiro de 2013, quando apresentaremos alguns desses novos republicanos. Nos demais estados, brevemente, também deve acontecer o mesmo.

A nossa meta é ter nomes competitivos à disposição do partido em 2014 porque, como vocês sabem, o partido é reconhecido e tem expressão nacional pelo número de parlamentares, especialmente os federais, que o compõem.

Conto com todos vocês, companheiros republicanos, nessa jornada.

Boa semana a todos.

Marcos Pereira
Presidente Nacional

fonte: PRB
Hospital Ana Nery adere a Campanha "Assine + Saúde"

O Hospital Ana Nery, localizado em Salvador, foi palco, nesta terça-feira (27) de uma demonstração que os baianos podem interferir nas condições da saúde pública do Brasil. Nesta manhã, a instituição médica, referência em cardiologia e nefrologia na Bahia, passou a contar com um posto de arrecadação de assinaturas da Campanha “Assine + Saúde”. A mobilização, idealizada na Bahia pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), luta em favor do projeto de lei, que determina o investimento de 10% da receita corrente bruta da União na área da saúde.
“Nós investimos na saúde menos que os países africanos e não podemos ignorar a carência na área. Estou seguro e empenhado que vamos atingir a nossa meta, e assim termos uma saúde fundamental e digna para todos nós”, observou Arimatéia.
O diretor administrativo do hospital Ana Nery, José Saturnino Rodrigues, salientou a importância da população está aderindo a mobilização com a finalidade de incentivar o crescimento no produto interno bruto (PIB), que atualmente é investido somente 6,2%. “Os Estados Unidos investe 17% na saúde, já no Canadá chega a quase 20%. Por que não podemos chegar a esse patamar? No Ana Nery, por exemplo, não falta materiais, nem medicamentos, mas falta investimento. Com esse acréscimo acredito que não teríamos essa carência”, ressaltou Saturnino.
O movimento continuará no pátio do Hospital Ana Nery até a próxima sexta-feira (30). Em menos de duas horas 200 assinaturas já haviam sido recolhidas pelo colegiado na instituição médica.

http://www.pastorjosedearimateia.com.br/noticias.php?id=359
Ludmilla Cohim
8804-4785 / 8205-6676/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Líder: “Fortalecer a consciência negra é projetar o Brasil do futuro”

Em discurso na Câmara dos Deputados, deputado Antônio Bulhões (PRB-SP) chamou a atenção para a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, como uma data que concentrar eventos convergentes para o processo de resgate da dignidade de todos os cidadãos brasileiros. Segundo o líder do PRB, “a construção de uma nação digna e justa tem como premissa a integração de todos os cidadãos em um projeto comum e a eliminação de preconceitos e discriminações que estigmatizam. Excluem oprimem qualquer pessoa ao desrespeitar suas peculiaridades e vocações intimas”.

Para Bulhões, a consciência negra, é antes de tudo, a consciência do caminho que deve ser seguido pelo país em direção a uma sociedade multirracial e solidária. “É também a consciência de que boa parte do Brasil foi construída com o trabalho de escravos e de que para avançarmos em direção a uma sociedade viável e integradora precisamos resgatar a dívida que temos com os afrodescendentes”.

fonte: PRB
Em Brasília, ministra da Pesca da Noruega defende aquicultura para segurança alimentar, boa saúde e combate à pobreza

Brasília (DF) - O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB-RJ), ao dar as boas vindas à delegação norueguesa presente no seminário “Aquicultura em Águas da União - Produção Sustentável da Aquicultura no Brasil”, que ocorreu em Brasília na última semana, disse que a cooperação entre o Brasil e a Noruega na área de aquicultura pode trazer grandes oportunidades de negócio aos dois países.

Crivella lembrou que o Brasil conta com mais de mil usinas em todo o território nacional, construídas para a geração de energia. Deste total, aproximadamente 250 têm grandes reservatórios adequados ao cultivo de pescado. Com tecnologias e processos avançados na área, a Noruega pode dar uma contribuição importante para a indústria pesqueira brasileira se desenvolver de forma sustentável.

Presente ao seminário, a ministra Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega, Lisbeth Berg-Hansen, ressaltou que os dois países têm parcerias em diversas áreas, como é o caso da aquicultura. E que as relações comerciais são antigas. Em 1885, recordou, chegaram ao Brasil os primeiros navios carregados com bacalhau, que retornavam com café brasileiro. Para ela, um marco para os entendimentos na área de aquicultura foi o seminário internacional promovido pelo governo brasileiro em Manaus (AM), em março de 2011. O encontro resultou em 18 atividades programáticas e duas visitas de delegações brasileiras ao seu País, sendo a última ocorrida em agosto passado, com a presença do ministro Crivella.

fonte: PRB
Baixe 483086_374004529348426_1342018467_n.jpg (78,7 KB)
"Assine+Saúde" lança posto de assinaturas no Hospital Ana Nery

Quem deseja contribuir com a campanha "Assine+Saúde" vai contar com mais um posto de arrecadação de assinaturas. O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia e deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), idealizador na Bahia da campanha, lança o movimento na próxima terça-feira (27), no Hospital Ana Nery, em Salvador. O ato acontecerá, às 11h.
A campanha mobiliza toda a sociedade com a finalidade de reunir 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para serem apresentadas ao Congresso Nacional e viabilizar um Projeto de Lei de iniciativa popular, que motive a aplicação mínima de 10% da renda bruta do país na Saúde.

"A idéia de levar os postos de arrecadação para os hospitais públicos é uma forma de democratizar a campanha e tornar a causa cada vez mais próxima da sociedade", afirmou Arimateia.

O presidente da Comissão de Saúde avaliou ainda as ações feitas até agora. “Estamos intensificando os trabalhos. Na última sexta-feira, dia 23, lançamos na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, maior cidade da Bahia, e superou as expectativas. Peço a todos que mobilize sua comunidade e vamos lutar por uma saúde mais digna”, solicitou o deputado.


Ludmilla Cohim
8804-4785 / 8205-6676/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

   Assine+ Saúde: Ato de adesão acontece em Feira



Feira de Santana é a primeira cidade do interior baiano a participar da Campanha “Assine+Saúde”. O ato de adesão aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, com a presença do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB).
O evento, apoiado pela Comissão de Saúde da Casa da Cidadania feirense – através do seu presidente, Ailton Mô – contou também com a participação da vice-presidente da Comissão e deputada estadual, Graça Pimenta, do deputado Carlos Geilson e do vereador Luiz Augusto, o Lulinha.
O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade, através do recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas, para que possa ser apresentado ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular que garanta a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na Saúde Pública.
“Essa, sem dúvida, será uma vitória do povo brasileiro. Diversos estados estão trabalhando para conseguirmos dar entrada no projeto. Na Bahia, nossa meta é recolher 300 mil assinaturas, e Feira de Santana possui um papel extremamente importante nessa luta”, afirmou o deputado José de Arimatéia.
De acordo com o deputado, diversos postos de recolhimento de assinaturas serão instalados na cidade. “Provavelmente na próxima semana estaremos no estacionamento da Prefeitura Municipal e já entramos em contato com a direção do Hospital Cleriston Andrade, que também será um dos pontos de arrecadação. Assim como ele, os outros hospitais também serão contatados para atuar da mesma forma. Associações, entidades, todos podem participar e ajudar a mobilizar a sua comunidade”.
“Essa iniciativa da Comissão de Saúde da Assembleia, sem dúvida, garante um avanço para a saúde de todos e a Comissão de Saúde desta Casa também seguirá ampliando esse debate na cidade e mobilizando a comunidade”, informou o vereador Ailton Mô.
Somente no momento do ato de adesão foram recolhidas pouco mais de 400 assinaturas. A diretora do Polo das Associações de Humildes, Angela Maria Oliveira, aproveitou para levar os kits da campanha para a sua comunidade.“Reuniremos as 27 associações que fazem parte do nosso polo e vamos em busca de pessoas que desejam uma saúde melhor. Não tenho dúvidas de que será um ganho para toda sociedade, mas para isso, todos temos que ajudar”, disse.
Kits com abaixo-assinados estarão sendo distribuídos pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal. O documento também pode ser impresso no site www.pastorjosedearimateia.com.br.



Ludmilla Cohim
8804-4785 / 8205-6676\ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

Conclusão de trecho de ferrovia e da duplicação da BR-101 são estratégicas para escoar produção


Conclusão de trecho de ferrovia e da duplicação da BR-101 são estratégicas para escoar produção 
  • Conclusão de 163 km da Ferronorte do Alto Araguaia até Itiquira ajuda no escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste / Crédito: Planejamento
Obras do PAC 2 dão suporte ao crescimento econômico
A conclusão de 163 km da Ferronorte do Alto Araguaia até Itiquira vai facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste. Terminaram também as obras de pavimentação da BR-470, no Rio Grande do Sul, que melhorará o escoamento da produção local e o acesso aos portos de Santa Catarina. Estratégica para o desenvolvimento econômico da região Nordeste, a duplicação da BR-101 foi completada em dois lotes, no Rio Grande do Norte, sendo que as obras continuam nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Essas três obras foram apontadas como destaques do quinto balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), apresentado na última segunda-feira (19).
A integração das diferentes regiões do Brasil, com a ampliação e diversificação da malha brasileira de transportes, está sendo conduzida no âmbito do PAC 2 para dar sustentação ao dinamismo econômico do País, de acordo com o quinto balanço. “É preciso ter um plano de estabilidade macroeconômica com um plano de crescimento. É isso que fez a diferença nos últimos oito anos e é isso que vai fazer a diferença nos próximos anos”, avaliou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, durante a apresentação do relatório.
Desde o início do ano passado, o programa já concluiu obras em 1.120 km de rodovias. Além das grandes artérias, para manutenção e construção de estradas vicinais, fundamentais para a produção da agricultura familiar, foram entregues 1.275 retroescavadeiras a 1.299 municípios em todos os estados brasileiros.
Segundo Barbosa, a economia brasileira voltou a acelerar e para acompanhar esse crescimento na faixa de 4% a 5% neste segundo semestre é necessário facilitar a circulação de pessoas e garantir que a produção nacional alcance menores custos com investimento na malha de transportes. “Mantendo o crescimento nessa faixa, em no máximo 20 anos nós vamos dobrar o nível de renda da população brasileira e consolidar essa sociedade de classe média que está se formando”, explicou.

Sociedade civil participa ativamente da Rio+20


Sociedade civil participa ativamente da Rio+20 
Processo de escolha das recomendações registrou mais de 1,3 milhão de votos
A participação ativa da sociedade civil já pode ser considerada uma das marcas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O espaço de diálogo social foi ampliado graças a uma iniciativa inédita do governo brasileiro, os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, realizados com apoio das Nações Unidas e que atraiu mais de 13 mil internautas e um público médio de 1,3 mil participantes nas atividades presenciais, realizadas no Riocentro.
“Não há possibilidade de pensar desenvolvimento sustentável sem o pilar da participação social e democrática”, disse nessa terça-feira (19), em entrevista coletiva na Rio+20, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Para o ministro, os números da participação social reafirmam que a decisão brasileira de propor a ampliação dos canais de diálogo foi acertada. “A experiência brasileira tem nos ensinado a eficácia da participação social. O único caminho possível para encontrarmos a perspectiva real do desenvolvimento sustentável é colocar mais gente na mesa de discussão”, afirmou.
A etapa virtual dos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável” tratou de dez temas, mediados por especialistas de dez universidades brasileiras e de outras 20 instituições estrangeiras, na proporção de três para cada eixo temático. Na etapa presencial, a discussão reuniu, de 16 a 19 de junho, especialistas de diferentes partes do mundo no plenário central da Rio+20.
O ponto de partida foram as recomendações mais votadas e aprovadas na etapa virtual, quando cerca de 63 mil internautas participaram com mais de 1,3 milhão de votos. Cada sessão produziu três recomendações que serão repassadas aos chefes de Estado e de governo, que participam a partir desta quinta-feira (20) da Cúpula de Alto Nível da conferência.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ITABUNA: PREFEITO VANE ANUNCIA SECRETARIADO E REAFIRMA SUA PROPOSTA DE GOVERNO

O prefeito eleito de Itabuna Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer, anunciou na manhã desta quinta-feira, 22, no Tarik Fontes Plaza Hotel, os nomes dos secretários e de dirigentes municipais de seu governo. Na oportunidade, em breve discurso, Vane reafirmou a proposta de uma gestão eficiente e austera, diante das graves dificuldades que Itabuna enfrenta, principalmente em referência à saúde e segurança pública.

O prefeito eleito disse que “os nomes escolhidos são aqueles que estão antenados com o espírito de renovação, mudança e esperança. Sentimentos que se fizeram presentes durante a campanha eleitoral e também depois da confirmação da vitória”. Vane esteve acompanhado do vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior, durante a cerimônia que contou com a participação da imprensa, vereadores eleitos e em exercício, dirigentes empresariais, amigos e familiares.

Vane foi bastante aplaudido quando disse que não se esquece de que vai administrar uma cidade de evangélicos, católicos e pessoas de todos os credos e religiões. “Independente de crenças, orem pela cidade, orem pela nova equipe porque o desejo de todos nós é dar novos rumos a Itabuna, uma cidade complexa e muito grande e que necessita de paz e prosperidade para atender parcela de sua gente tão sofrida”, discursou.

OS NOVOS SECRETÁRIOS
Administração – Mariana Duarte Alcântara
Agricultura e Meio Ambiente -Lanns Almeida Filho
Assistência Social – José Carlos Trindade
Controladoria-Geral do Município – Otton Matos
Desenvolvimento Urbano – Marcos Antônio Monteiro
Educação – Dinalva Melo
Esporte, Recreação e Cidadania – Evans Maxwel Silva
Fazenda – Marcos Antônio Cerqueira
Governo – Cleide Sousa de Oliveira
Indústria, Comércio e Turismo – José Humberto Ramos Martins
Planejamento – Wenceslau Júnior
Procuradoria-Geral do Município – Harrisson Ferreira Leite
Saúde – Ubiratan Pedrosa
Transporte e Trânsito – Clodovil Soares
Fundação Marimbeta – José Teles da Silva Júnior
FICC – Roberto José da Silva
Fasi (Hospital de Base) – (ainda não definido)
Emasa – Ricardo Campos Pereira


“Assine+Saúde” será lançado em Feira de Santana



A Comissão de Saúde de Assembléia Legislativa da Bahia, em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana, realiza nesta sexta-feira (23), uma Audiência Pública onde acontecerá o lançamento da Campanha “Assine+Saúde”, que tem como objetivo ampliar para 10% do rendimento bruto do país os investimentos em saúde pública.
         A campanha foi lançada essa semana em Salvador. “Essa é uma forma de mobilizar a comunidade para darmos entrada em um Projeto de Lei de iniciativa popular, que garanta uma saúde pública mais digna. Diversos estados em todos país estão participando do recolhimento de assinaturas”, explicou o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da ALBA, José de Arimatéia (PRB).
         Feira de Santana é a primeira cidade do interior baiano a aderir à campanha. “A Comissão de Saúde de Feira foi a primeira que fizemos contato e, de imediato, o presidente Ailton Mô, assim como a presidência da Casa, demonstraram total interesse em participar. Por ser a segunda maior cidade da Bahia e pelo perfil agregador, a ajuda da população de Feira e região será de suma importância”, ressaltou.
         Durante a sessão, será anunciado a instalação de um posto de recolhimento de assinaturas que funcionará na Câmara Municipal.


Adolescentes de Ilhéus ganham Primeiro Espaço de Convivência


Os adolescentes do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, ganham mais um reforço para terem melhor qualidade de vida. Nessa terça-feira (20), foi apresentado o projeto do primeiro Espaço de Convivência do município, que acompanhará jovens com idade entre de 12 a 18 anos e suas famílias. A cerimônia de lançamento aconteceu na Igreja Batista Filadélfia, situada na localidade. O foco maior das ações será para a prevenção do uso de drogas.

O Espaço de Convivência para Adolescentes conta com suporte da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Centro Regional de referência para Formação Permanente (CRR), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Recebem ainda apoio da Superintendência de Prevenção e Tratamento do Usuário de Droga e Apoio Familiar (SUPRAD) e Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (Cetad).

Elaborado por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da região Norte/ Nordeste, o projeto será um espaço de escuta qualificada para resolução de conflitos pessoais, familiares e sociais dos adolescentes e seus núcleos familiares. Com isso, pretendem favorecer escolhas positivas, estimular afetividade, criatividade e protagonismo juvenil. Entre as ações previstas estão acolhimento, estímulos às artes e ao esporte, desenvolvimento da espiritualidade, visitas domiciliares e cursos profissionalizantes.


Na solenidade, a psicóloga e assistente social do Cetad, Patrícia Flach, apresentou o caso de sucesso o Ponto de Encontro, que acompanha usuários de drogas, no bairro Santo Antônio, em Salvador. “Somos um ponto de apoio social, que acolhe os dependentes químicos sem preconceito”, afirmou. O local oferece serviços de psicólogos, músicos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e um médico clínico para atendimento preliminar. 

A apresentação do projeto ilheense ficou por conta da enfermeira Gabrielle Fonseca. A escolha do Teotônio Vilela foi definida por se tratar de uma das mais áreas populosas de Ilhéus, com alta vulnerabilidade social e infraestrutura urbana precária, com várias casas construídas irregularmente às margens do rio Cachoeira. Além disso, o bairro já possui uma estrutura de serviços de saúde e assistência social. O Espaço de Convivência será implantado no Centro Comunitário do Alto São João.

Inicialmente, o Espaço de Convivência atenderá 100 pessoas entre adolescentes e familiares por um período de 10 meses. “A apresentação do projeto serviu para mostrarmos nossos objetivos à sociedade e conseguirmos mais parceiros para darmos fortalecermos e darmos continuidade às ações”, explicou a psicóloga Glória Neri Lacerda.

No início da cerimônia de lançamento, foi formada mesa com representantes da Uesc, Luiz Augusto Grimald; do CRR, Nairan Morais; da Suprad, Denise Tourino e da Senad, Maria do Socorro Melo. Representando o prefeito eleito Jabes Ribeiro, esteve presente o assessor Eduardo Sobral. Foram convidados membros da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e comunidade em geral. Compareceram também os vereadores eleitos Doutor Jó, Jamil Ocké e Ivo Evangelista.
Feira mostra produção das famílias agricultoras no Rio e espera movimentar R$15 milhões em negócios  
  • Produtos têm selos da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica / Crédito: MDA/divulgação


Feira mostra produção das famílias agricultoras no Rio e espera movimentar R$15 milhões em negócios


Expectativa é atrair 150 mil pessoas
Dessa última quarta-feira (21) até domingo (25), 650 expositores esperam atrair 150 mil pessoas para a Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), onde mostrarão as tradições, os sabores e a cara de cada estado durante a feira Brasil Rural Contemporâneo. Segundo a organização do evento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a expectativa é superar o volume de negócios de R$ 9 milhões da sua última edição no Rio, em 2009, alcançando agora R$ 15 milhões. O público em 2009 foi de 120 mil.
Esta oitava edição da principal feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária oferece um Espaço Gastronômico, com os pratos e bebidas típicos de cada região do País. Na Praça da Sociobiodiversidade, estarão à mostra artigos de artesanato, comidas e cosméticos de matérias-primas da biodiversidade e bioma da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. E o estande do Talentos do Brasil Moda traz acessórios e roupas produzidas por artesãos rurais de 12 estados do Brasil.
A produção feminina tem destaque no espaço Organização Produtiva das Mulheres, voltado para mostrar o potencial das agricultoras rurais brasileiras. Haverá também a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que apresentará 15 estandes com produtos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais. A alimentação saudável e ecologicamente correta é o tema da Praça dos Orgânicos, que disseminará a produção de alimentos sem riscos aos recursos naturais. Há ainda a Casa do Incra, que mostrará ao público as atividades desenvolvidas com os assentamentos da reforma agrária. E, para apreciadores, haverá a Praça da Cachaça.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Anemia Falciforme é debatida em Audiência Pública



Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), promoveu uma programação especial, para abordar os agravos mais prevalentes na saúde dos negros. O evento aconteceu no início da manhã de hoje na Sala Eliel Martins, do Edifício Luiz Eduardo Magalhães com a realização de duas palestras. A primeira teve a presença da Doutora Ângela Zanette, referência na Bahia no tratamento da Anemia Falciforme, doença genética que atinge boa parte dos afrodescendentes.
“Não há na Bahia nenhum núcleo de tratamento para os pacientes que apresentam esse mal. Para uma atenção exclusiva vou encaminhar ao Governo do Estado uma indicação solicitando a construção de um Centro de Referência da Anemia Falciforme, para tentar amenizar as dores causadas pela doença”, assegurou Arimatéia.
A hematologista, Ângela Zanette, relatou que Salvador e o Recôncavo Baiano têm o maior número de portadores do traço falcêmico, atingindo mais de 5%, desta parcela da população. “O Brasil é o país de maior população negra fora do continente africano, e por se tratar de uma doença que não tem cura o paciente precisa de ainda mais atenção e cuidado. A situação é preocupante porque eles atualmente são atendidos no Hemoba e no Hospital das Clínicas, instituições que prestam outros serviços na capital baiana”, informou.
Em seguida, o colegiado foi contemplado com informações relacionadas ao Programa de Saúde da População Negra de Salvador, através de esclarecimentos da coordenadora da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (Aspers) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Silvia Santos Augusto.
Na oportunidade, Silvia Augusto enfatizou o racismo como problema no acesso a saúde pública e a atual situação da anemia falciforme na Bahia. “Para cada 650 nascidos vivos em Salvador, um nasce com a doença. A situação requer uma maior atenção e novembro foi criado justamente para discutir a importância da equidade racial para que sejam criadas novas sementes, momento de despertar a consciência da sociedade como um todo”, pontuou.

Ludmilla Cohim
(71) 8804-4785 / 8205-6676/ 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)
Sessão solene foi proposta por Márcio Marinho

Por indicação do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos conselheiros tutelares, segmento de profissionais dedicados à proteção de crianças e adolescentes que foi criado há 22 anos, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Ser conselheiro é acima de tudo um ato de amor ao próximo”, destacou o parlamentar republicano em seu discurso, no qual elencou as dificuldades que esses profissionais enfrentam no dia a dia, trabalhando sem condições e em situações de risco.

“Essa é a segunda vez que a Câmara presta essa homenagem aos conselheiros. E assim deverá ser a cada ano, diante da importância desses profissionais que, buscando soluções criativas e trabalhando nas mais difíceis condições, dão esperança de um Brasil com um futuro melhor”, lembrou Marinho em seu discurso.

Além de parlamentares, do deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) e de dezenas de conselheiros, a cerimônia contou com a presença de autoridades do governo federal e do Distrito Federal, como Angélica Goulart, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; a secretária–adjunta da Criança e do Adolescente do DF, Catarina Pereira de Araujo; e a subsecretária de Proteção da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Vera Lucia Fernandes. 

fonte: PRB
O PRB já fixou uma meta para a eleição de 2014: quer eleger 15 deputados federais (em 2010, foram oito eleitos pela legenda). Mas o partido pretende angariar reforços para cumprir sua missão, segundo o Poder Online.

O presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, garante que mantém conversas com diversos políticos “experimentados” para convencê-los a embarcar. Perguntado sobre quem seriam os alvos do interesse do PRB, Pereira faz mistério, mas afirma que no encontro estadual que o partido fará em São Paulo, no dia 25 de janeiro, apresentará alguns desses novos quadros experimentados.

Além do reforço, o PRB pretende aproveitar o encontro para um reflexão profunda sobre as eleições deste ano e o início do esforço motivacional para a corrida eleitoral de 2014. 
fonte: poder online

sábado, 17 de novembro de 2012

ESPAÇO DE CONVIVENCIA PARA PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA.


                                                                                      


   
Em resultado aos cursos de atualização em Crack, álcool e outras drogas, ofertados pelo CRR da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC apresentamos como resultado a aprovação do projeto: “Espaço de Convivência para prevenção do uso indevido de drogas na adolescência”, no município de Ilhéus a serem financiados pela Associação Mário Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência – AMTEPA em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD.  
No entanto, os integrantes do referido trabalho juntamente com a UESC vem planejando momento de “Apresentação da proposta do 1º Espaço de Convivência para Prevenção do Uso Indevido de Drogas na Adolescência, no município de Ilhéus”. O evento tem por objetivo expor aos gestores locais, lideranças comunitárias e grupos sociais toda a problemática da droga e como o Espaço de Convivência colaboraria enquanto dispositivo para o enfrentamento dessa problemática.
A apresentação da proposta terá a participação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, da Superintendência de Prevenção e acolhimento aos usuários de drogas e apoio familiar – SUPRAD, SENAD e palestrante do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas - CETAD.
O evento será realizado no dia 20/11/2012, às 13h30, na Igreja Filadélfia, localizada na Av. Governador Paulo Souto no Teotônio Vilela, município de Ilhéus - Bahia.

Projeto de extensão em Crack, álcool e outras drogas
Curso de Atualização CRR - UESC