quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deputado Ossesio Silva participa de audiência pública para combater exploração sexual infanto-juvenil....‏


Alvo de uma série de reportagens publicada pelo Diario de Pernambuco, no mês de maio, o crescimento da exploração sexual infanto-juvenil e do tráfico de drogas, no Complexo Industrial Portuário de Suape, chama a atenção das autoridades. A denúncia, veiculada no texto intitulado Filhos de Suape, motivou uma audiência pública, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, ontem pela manhã (29).O debate, organizado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, congregou parlamentares e especialistas no assunto. O deputado Ossesio Silva (PRB) suplente da comissão, esteve presente na audiência e comentou a importância do debate “O tema é pertinente, e espero que esse debate venha trazer informações necessárias para que nós, que fazemos parte dessa comissão, possamos resolver esse problema da melhor forma possível” disse Ossesio.
Com informações da Alepe

Deputado participa de audiência com Governador



O Deputado Estadual José de Arimatéia esteve reunido esta semana com o Governador Jaques Wagner na companhia da bancada do Partido Republicano Brasileiro na Assembleia Legislativa, bem como do presidente estadual do PRB, o Deputado Federal Márcio Marinho. Na pauta da audiência, o atual quadro político na Bahia e a participação do partido nas próximas eleições. “O PRB busca se fortalecer e, para isso, é imprescindível que elejamos prefeitos e vereadores no pleito eleitoral do ano que vem”, argumentou José de Arimatéia. Enquanto na capital baiana o partido já definiu o nome de seu candidato – Márcio Matinho –, continua em aberto qual será o representante do PRB no pleito de Feira de Santana. “Salvador e Feira são cidades importantes para o Estado e, portanto, visadas. Mas não descuidaremos dos municípios do interior, onde vamos trabalhar para eleger vereadores”, finalizou Arimatéia.

Foto: Os deputados Arimatéia, Sildevan Nóbrega, Márcio Marinho e o Governador Jaques Wagner debatem participação do PRB na eleição 2011

Larissa Paim
8889-6642 / 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

Curtas

  1. GESTÃO PÚBLICA
    Repasses federais aos municípios para saúde e educação terão mais controle e
    transparência
    Prefeituras terão de administrar verbas por meio de contas específicas e
    realizar movimentações apenas por meios eletrônicos rastreáveis

SAÚDE
Acesso à saúde é ampliado com novo modelo de gestão do SUS
A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) será reorganizada para garantir
melhoria no acesso à saúde

AGRICULTURA
Novas medidas para setor de arroz no Sul
Leilões vão retirar de circulação um milhão de toneladas do produto. Grupo técnico
analisa alternativas ao cultivo do grão e o melhor uso da área plantada

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
TV por Assinatura registra 216,2 mil novos assinantes em maio
Serviço ganhou mais de 1,1 milhão de assinantes nos cinco primeiros meses de 2011

BOM DIA MINISTRO
Entrevista com o ministro do Esporte, Orlando Silva
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, desta quarta-feira (29),
o ministro do Esporte, Orlando Silva, explicou as regras da Medida Provisória 527,
que estabelece o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para as obras da
Copa do Mundo de 2014. Aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados,
o texto segue para o Senado. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo
Em Questão.









Preso poderá reduzir um dia da pena a cada 12 horas de estudo


Antes, a lei só beneficiava os detentos que trabalhassem durante o cumprimento da pena
O preso que estudar também poderá reduzir o tempo de pena. É o que prevê a mudança na Lei de Execução Penal publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União. Antes, a lei permitia a redução da pena apenas para os detentos que trabalham.
Para ser beneficiado, o preso deverá cumprir uma carga horária mínima de 12 horas de estudo, divididas em três dias (quatro horas por dia), no mínimo: “atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional."

A nova regra vale para presos em regime fechado ou semiaberto e as atividades poderão ser presenciais ou a distância.

Também será possível acumular horas de estudo e trabalho, desde que os dois sejam compatíveis. Hoje, o detento consegue reduzir um dia da pena a cada três de trabalho.

Caso cometa uma infração na prisão, o condenado perderá um terço da redução que já conquistou. O preso também poderá se beneficiar de um bônus de um terço no tempo de estudo “no caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior durante o cumprimento da pena”.

Cidades ficarão sem verba da saúde


As cidades de Aurelino Leal, Ibicuí e Barro Preto, no Sul da Bahia, estão incluídas na lista dos 16 municípios baianos que podem ficar sem receber recursos para investir na área de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, as prefeituras estão em situação irregular e só têm até esta quinta-feira para regularizar o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, junto à Receita Federal.
As verbas serão suspensas já a partir de julho e as prefeituras só vão receber os recursos quando atualizarem o cadastro. Enquanto isso, o dinheiro será enviado aos fundos estaduais, que ficarão responsáveis pela administração dos serviços.
As regras foram modificadas há cerca de dois anos, entre o Ministério da Saúde e os conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país.
Mas, segundo o ministério, 261 cidades ainda não se adequaram ao funcionamento dos fundos de saúde, que precisam ter um número de CNPJ específico.

Ceplac está na Expo Brasil Chocolate


Os pesquisadores da Ceplac Almir Martins e Adonias de Castro Virgens Filho estão entre os palestrantes da Expo Brasil Chocolate 2011, que acontece no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo.
O evento, que será aberto nesta quinta-feira, reunirá produtores e fabricantes de matéria-prima, expositores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do chocolate.
Durante a exposição haverá concurso de cacau fino, com premiação para a melhor entre as 18 amostras de amêndoas de cacau de produtores da Bahia e do Pará. As amostras foram selecionadas pela Ceplac.
Antes de ser indicadas para o concurso, as amostras de amêndoa seca passaram por classificação, análise físico-química e sensorial, prova de corte e contraprova pelos técnicos e pesquisadores da Ceplac.
Os produtores que não tiveram amostras classificadas vão ser orientados por extensionistas e pesquisadores sobre a fermentação, para se adequar às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Expo Brasil vai até 3 de julho e o público terá oportunidade de conhecer painéis que mostram as várias fases do cacau, como colheita e quebra até o beneficiamento, ou seja, o chocolate pronto para o consumo.

Prazo da DIPJ termina nesta quinta

Termina nesta quinta o prazo para a entrega da Declaração de Informações Econômicas e Fiscais da Pessoa Jurídica, DIPJ. Segundo a Receita Federal, a declaração é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, registradas ou não.
A declaração deve conter todas as informações contábeis e econômicas da empresa, incluindo contribuições sociais durante o ano base. O documento pode ser entregue nas delegacias da Receita ou pela internet.
A Delegacia da Receita Federal em Itabuna informa que estão incluídas na lista de declarantes as sociedades em cota de participação, consórcios, instituições isentas, cooperativas, empresas públicas e representantes comerciais.

Ilhéus sedia congresso de estudantes


Durante três dias Ilhéus receberá estudantes universitários de vários municípios baianos. Eles participarão, do dia 1 ao 3, do IV Congresso da UEB, União dos Estudantes da Bahia, com o tema central “Uma nova educação para um novo 2 de Julho”.
No encontro, eles vão debater a situação dos estudantes universitários da Bahia, assistência estudantil, investimento em pesquisas, além de causas específicas, como gênero, raça e homofobia. No final haverá eleição da nova diretoria.
O presidente da UEB, Vladimir Meira, explica que a escolha do tema força uma reflexão sobre o significado do 2 de julho na Bahia, feriado estadual, por acreditar que é possível "pensar uma nova independência para a Bahia e para o Brasil".

Ele diz que o congresso quer refletir o momento vivido pelas universidades baianas, que acabaram de sair de um processo de greve de professores. O sucateamento e a qualidade do ensino nas universidades privadas também estarão em pauta.

Jovem é morto a tiros em Ilhéus


Em Ilhéus, um rapaz de 17 anos foi assassinado a tiros na madrugada desta quarta-feira, numa área conhecida como Tamarineiro, no bairro Malhado. A vítima foi identificada como Rafael Moreira de Souza de Jesus.
Durante a perícia, a polícia encontrou no bolso de Rafael uma trouxinha com um pó branco, que pode ser cocaína. Os autores ainda não foram identificados. O motivo do crime pode estar ligado ao tráfico de drogas.

Shopping Jequitibá abre nova ala


Nesta quinta-feira o comércio de Itabuna ganha uma ampliação do shopping Jequitibá que praticamente dobra a quantidade de lojas do empreendimento. A nova ala ampliou em 9.100 m2 a área locada, com mais 41 lojas e 4 grandes âncoras.
Tambem haverá um piso superior com loja e estacionamento. A inauguração terá autoridades, políticos, empresários, lojistas, imprensa e parceiros, com abertura para o público às 11 horas.
Os convidados serão recepcionados pelos representantes do Grupo Chaves, liderados pelo empreendedor Helenilson Chaves e pela Aliansce Shopping Centers, administradora do shopping, com o diretor Ewerton Visco.
Além da expansão, o Jequitibá Plaza Shopping passa a ser apenas Shopping Jequitibá, estreando uma nova logomarca criada pela agência M21, que cuida da comunicação. Algumas lojas vão ser inauguradas no dia da cidade, 28 de julho.

C&A inaugura layout inédito em Itabuna


Entre as novas lojas do Shopping Jequitibá, uma das âncoras chega com uma tradição de mais de 100 anos. A C&A, maior rede de varejo de moda do Brasil, inaugura sua primeira loja em Itabuna (BA).
Reforçando sua tradição de moda moderna a preços acessíveis, a C&A vai gerar 70 novas vagas de emprego, entre diretos e indiretos, ampliando sua presença no estado para 9 unidades.
Com novo modelo de arquitetura e design implantado pela rede, a loja proporcionará aos clientes uma experiência inovadora de compra, em um espaço moderno, funcional e estimulante.
Inspirado no dia a dia das grandes cidades, o conceito de decoração passeia por temas como internacionalidade, diversidade, modernidade e inovação. O layout é da agência de design Chute Gerdeman e já foi premiado na Inglaterra..
Uma ampla passarela foi criada para recepcionar o cliente e a iluminação valoriza os produtos e suas cores. As coleções também ganharam destaque expostos em vitrines e mesas de vários tamanhos, com diversos manequins.
A loja lembrou dos acompanhantes, com um lounge na frente dos provadores, que tem uma dupla de espelhos, bancos de apoio, vários cabides, portas no lugar de cortinas e maior espaço interno.
Este novo conceito utiliza ainda cores atrativas e forros em diferentes alturas para demarcar as divisões entre as seções e as marcas. Desta forma, o cliente tem mais facilidade para circular e escolher o produto de sua preferência.
A unidade conta ainda com um inédito coletor de lixo eletrônico para celulares, pilhas e baterias usadas.
A C&A também traz, no dia 14, a linha exclusiva T-Collection, lançada durante a última edição do São Paulo Fashion Week. A coleção-cápsula de t-shirts, bolsas e sapatilhas é uma parceria da marca com três das mais promissoras designers da moda.
Daniela Hasse, Yoon Hee Lee e Karin Feller receberam o desafio de criar estampas exclusivas para os segmentos feminino, masculino e infantil. Na abertura, haverá entrega de sacolas retornáveis e ofertas exclusivas até o final do estoque.

Salvador realiza Copa 2 de Julho


Salvador recebe a primeira Copa 2 de Julho de Ciclismo neste sábado, dia em que se comemora a Independência da Bahia. A prova, que continuará até domingo, servirá como seletiva para a Copa Norte e Nordeste em Aracaju, Sergipe.
Com a participação de cerca de 600 atletas de todo Brasil, a Copa 2 de julho se constitui de uma prova CRI (Contra Relógio Individual) e uma de resistência. Os ganhadores terão direito a premiação em dinheiro e contarão pontos para o ranking.
A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
No sábado, a competição será no terminal de carga e descarga do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.
As provas de CRI tem cinco quilômetros, e no domingo, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), haverá provas de resistência. Os desempenhos nos dois dias serão somados e, em caso de empate, prevalecerá o melhor resultado do domingo.
A Copa 2 de Julho será disputada nas categorias elite/sub23, elite feminina, master A, master B, master C, veterano, júnior, juvenil e ‘open’ (exclusiva para atletas não filiados).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Curtas

ECONOMIA E FINANÇAS

Equipamentos de informática têm isenção total do IPI
Produtos fabricados no Brasil não pagarão imposto até dezembro de 2014, quando começa a valer uma tabela regressiva até 2019

INCLUSÃO SOCIAL
Em 8 anos, 48,7 milhões de brasileiros entraram para as classes A, B e C

TRÂNSITO

Operação no feriado de Corpus Christi fiscalizou 73 mil veículos
Mortes nas rodovias caem 35% no período

Conversa com a Presidenta
“O número de vagas de ingresso nas universidades federais, que era de 109 mil em 2003, subirá para 243 mil em 2012”

GESTÃO PÚBLICA TRABALHO E EMPREGO ENERGIA EDUCAÇÃO
Prestação de contas dos municípios Últimos dias para sacar Abono Salarial
Consulta pública sobre planejamento energético Prêmio Vivaleitura

Receita Federal destrói 30 t de produtos piratas em Cumbica


Cerca de 500 mil celulares pirateados foram destruídos pela Alfândega

contrabando destruiçãoWerther Santana/ AE
Segundo a Receita Federal, por ano, são apreendidas no país mercadorias com um custo estimado em R$ 1,2 bilhões

A Receita Federal destruiu, nesta quarta-feira (29), cerca de 30 toneladas de produtos piratas apreendidos pela Alfândega no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a instituição, entre as mercadorias estão cerca de 500 mil celulares pirateados.
O preço de custo deste material foi estimado em R$ 50 milhões. Segundo a Receita Federal, por ano, são apreendidas no país mercadorias com um custo estimado em R$ 1,2 bilhões.
Ainda de acordo com a Receita, nos primeiros cinco meses de 2011, 130 toneladas de produtos piratas foram destruídas pela Alfândega de Cumbica. O volume é 40% maior que o destruído pela instituição em todo o ano de 2010, de 90 toneladas.

Senado terá apenas duas semanas para analisar projeto que acelera contratações da Copa


Aprovado ontem pela Câmara, novo regime mantém em sigilo orçamento de obras

Câmara vota sigilo Copa 450x300José Cruz/ABr
Oposição protesta contra sigilo dos contratos para obras e serviços

O Senado Federal terá que correr contra o tempo para analisar o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), aprovado nesta terça-feira (28) pela Câmara dos Deputados. Prioritário para o governo, o projeto cria regras mais flexíveis para contratação de obras e serviços da Copa do Mundo e da Olimpíada, mas perde a validade no próximo dia 14.

Apesar da corda no pescoço, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), diz que há clima favorável para que o texto seja votado sem preocupações ao governo. Mas não foi sempre assim. O peemedebista manifestou-se inicialmente contra o RDC, que mantém em sigilo orçamentos para as obras e serviços dos eventos. Ele voltou atrás depois de uma reunião com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), já garantiu que a Casa não deverá alterar o texto, o que obrigaria a devolução à Câmara dos Deputados.

Na Câmara, para aprovar o RDC da forma que a presidente Dilma Rousseff queria, o governo teve de ceder. Após acordo com líderes da base e da oposição, o relator, deputado José Guimarães (PT-CE), mudou o texto fazendo com que as licitações sejam submetidas “permanentemente” aos órgãos de fiscalização e controle. Esses órgãos passaram a ser nomeados: CGU (Controladoria-Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União) e MP (Ministério Público).



O texto que chegará ao Senado também prevê que o orçamento “será tornado público apenas e imediatamente após o encerramento da licitação, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas”.

O governo optou ainda por derrubar o artigo 39 e retirar os superpoderes da Fifa e do COI (Comitê Olímpico Internacional). Da forma como estava, os dois órgãos teriam poder para solicitar a inclusão de gastos em projetos além dos limites fixados na Lei de Licitações.

Apesar de o governo ter recuado e cedido, em partes, às críticas da oposição, a forma como o projeto foi aprovado pela Câmara sinaliza larga vitória do Palácio do Planalto, que viu as cinco emendas da oposição serem rejeitadas por ampla maioria.

Brasil começa a implantar RG com chip no mês que vem


2 milhões de moradores de Brasília, Rio e Salvador serão os primeiros a receber documento

O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.
A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.
Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).
A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro "serão um teste importante" para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.

O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões.

Prazo para sacar o abono salarial termina amanhã


Tem direito ao benefício quem trabalhou com vínculo empregatício por 30 dias em 2009

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para cerca de 1 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial (no valor de R$ 545) pegarem a grana. Tem direito a receber o benefício quem trabalhou com vínculo empregatício por, ao menos, 30 dias em 2009, tendo recebido, em média, até dois salários mínimos – que naquele ano teve os valores de R$ 415 (em janeiro) e R$ 465 (demais meses).

Quem não sacar a grana não terá outra chance. A data não será prorrogada e o dinheiro volta para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O pagamento começou a ser feito em julho do ano passado e até maio deste ano foram pagos R$ 8,71 bilhões para 93,8% dos trabalhadores que têm direito ao benefício no país.

Além dos requisitos do rendimento, para ter direito é necessário estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico) há cinco anos, ou seja, pelo menos desde 2005, e ter sido informado corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009).

Tem direito a receber o abono salarial neste ano quem trabalhou com vínculo empregatício por ao menos 30 dias em 2009, tendo recebido, em média, até dois salários mínimos – que naquele ano teve os valores de R$ 415 (em janeiro) e R$ 465 (demais meses).


É necessário também estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico) há cinco anos, ou seja, pelo menos desde 2005, e ter sido informado corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009).

Justiça de SP reprova contas de Maluf na eleição de 2010


Defesa do deputado ainda não foi notificada da decisão, mas vai recorrer ao TSE

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo reprovou nesta terça-feira (28) as contas da campanha do deputado federal Paulo Maluf (PP) na eleição do ano passado. A defesa de Maluf pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com votação apertada, a sessão foi decidida pelo presidente do TRE, o desembargador Walter de Almeida Guilherme.

As contas apresentadas por Maluf não registraram serviços prestados pela empresa ARTZAC (Isac de Jesus Gomes Salto - ME) referentes à confecção de placas adesivadas no total de R$ 168.650,00.

O montante representa 21% do total arrecadado pelo então candidato, segundo auditoria realizada pela Secretaria de Controle Interno do TRE.

Em um primeiro momento, a ARTZAC informou à Justiça Eleitoral que o beneficiário dos serviços prestados seria Maluf. Em uma segunda versão, a empresa afirmou ter havido erro de uma funcionária ao lançar as notas fiscais, e que os serviços teriam sido de fato prestados à empresa Eucatex S.A.


O desembargador também atentou para o fato de haver três notas fiscais emitidas em datas diferentes com anotações manuscritas mencionando o candidato.

Casos de dengue crescem em Ilhéus


Chegam a 1.713 as notificações de casos de dengue em Ilhéus, Itabuna e Canavieiras neste ano. Ilhéus é um dos municípios baianos que mais registraram casos da doença entre janeiro e esta terça, 28.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, o município registrou 1.344 notificações de dengue, das quais 43 na semana passada.
Neste semestre houve aumento de 9,22% no número de casos de dengue em Ilhéus, em relação ao mesmo período de 2010. No ano passado foram registradas 1.226 notificações.
Em Itabuna, foram feitas 279 notificações, mas os técnicos do município deixaram de enviar as informações referentes a uma das semanas. No primeiro semestre do ano passado Itabuna teve 774 notificações da doença.
O terceiro município do sul da Bahia com maior número de notificações é Canavieiras, com 90 casos. Os dados completos sobre a dengue estão, com exclusividade, na edição do jornal A Região do próximo final de semana.

Projeto dos cartórios perto da votação


Filas enormes, falta de servidores, brigas e a revolta na porta dos cartórios extrajudiciais estão com os dias contados nos municípios baianos. Os deputados estaduais prometem votar até a próxima semana um projeto de lei que privatiza os serviços.
Nesta quarta-feira, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto, se reúne com deputados para tentar acabar com impasse que está dificultando a votação do projeto 18.324.
O impasse é sobre o prazo em que deve ser concluída a privatização dos 1.540 cartórios extrajudiciais. O Tribunal de Justiça pretende seguir a determinação do Conselho Nacional de Justiça.
A orientação é de que o processo seja realizado por etapas. Na primeira seriam privatizados cerca de 600 cartórios que não contam com tabeliães titulares. Os demais seriam privatizados à medida em que ficarem sem titulares.
Mas um grupo de deputados defende que a privatização seja imediata e para todos os cartórios. Há divergências também sobre o Fundo Especial de Compensação, que prevê que os cartórios repassem até 30% da arrecadação mensal.

Câmara aprova aumento de vereadores


A Câmara de Itabuna aprovou nesta segunda o projeto que aumenta de 13 para 21 o número de vereadores no município. Segundo os atuais vereadores, a mudança tem respaldo na Constituição Federal.
A lei diz que os municípios que têm entre 160 mil e 300 mil habitantes podem aumentar o número de vagas nas câmaras de vereadores. Hoje, a Câmara de Itabuna recebe cerca de R$ 650 mil mensais de duodécimo.
Neste ano os repasses devem chegar a R$ 7.808.708. O dinheiro é suficiente para as despesas de manutenção, pagamento de salário dos 13 vereadores, salários de assessores, funcionários, aposentados, pensionistas e ainda sobra dinheiro.
A decisão de aumentar o número de vereadores é polêmica. Para muitos moradores de Itabuna, não há necessidade de aumentar o número de vagas. Outros defendem que 17 vereadores seria uma quantidade ideal.
Entre os apoiadores da primeira opção está o aposentado Laurindo de Souza Salles. Ele afirma que os vereadores de Itabuna produzem muito pouco pelo que recebem e o aumento só vai contribuir para uma relação promíscua com o Executivo.

"Piloto" vai responder por crimes


A titular da primeira Delegacia da Polícia Civil, Sione Porto, informou que Rudson de Souza Sales Nunes, de 18 anos, vai responder por crimes de lesão corporal, condução de veículo sem autorização e participar de pega em via pública.
Rudson é acusado de participar de um “pega” que deixou três crianças feridas na tarde de domingo, na Avenida Bionor Rebouças, no bairro São Roque, em Itabuna.
Uma das crianças, um menino de 12 anos, teve traumatismo craniano e está em coma no Hospital Manoel Novaes. Segundo testemunhas, Rudson dirigia o Uno Fiat de placas JME-3487, fazendo pega com um Pálio.
Ele perdeu o controle do veículo e subiu na calçada. Rudson, que não tinha carteira de habilitação, foi preso em flagrante e encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna.
O outro motorista está sendo procurado pela polícia. Os familiares das crianças estão revoltados com a irresponsabilidade dos acusados de provocar o acidente.

Estado convoca professores aprovados


Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira a relação dos 5.003 classificados no concurso público para professor da rede estadual. A lista também foi publicada na internet, em www.cespe.unb.br e www.portaldoservidor.ba.gov.br.
O concurso vai preencher 3.200 vagas para quase todos os municípios baianos. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os aprovados serão chamados por edital de convocação e de acordo com a classificação final por Direc.
A convocação deve começar ainda neste ano. Os demais classificados serão convocados de acordo com a disponibilidade da Secretaria da Educação, dentro do prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.
No sul da Bahia as vagas são para escolas em municípios como Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí, Camacan, Uruçuca, Una e Ubaitaba, Floresta Azul e Itacaré.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Desenvolvimento vs. Patrimônio Histórico.



Em nossa cidade de Ilhéus, nos dias de hoje, muitos empreendimentos têm investido, afim de adquirir o desenvolvimento e o crescimento, não só para a cidade como também da região. Mas, muitas pessoas vêm falando que se isso acontecer ira destruir a cidade e acabar com o patrimônio histórico que ela carrega.
Com a vinda do porto e aeroporto para a região, muitas outras empresas também começaram a vim. Porem, muitos “ambientalistas” fizeram muitas especulações sobre o local onde seria construído.
Eles falam que acabara com o patrimônio histórico da cidade, com essas construções. Só que, o patrimônio da cidade ninguém cuida, nem os governantes, muito menos os cidadãos.
Afinal, o que é mais importante? Uma cidade bonita por natureza, maltratada pelos governantes, cuja riqueza ficou no passado, ou uma cidade com vários empreendimentos com maior possibilidade de crescimento e desenvolvimento?
Por Jéssica Magalhães

Boatos sobre a morte de Amin Khader confundem fãs do humorista

David Brazil, amigo do ator, divulgou que ele teria sido vítima de um ataque cardíaco.

A manhã desta terça-feira (28) foi marcada por rumores sobre o humorista Amin Khader, que teria sido encontrado morto em casa por sua empregada.
Ele teria sido vítima de um ataque cardíaco fulminante.
A informação foi confirmada pelo promoter e grande amigo do ator, David Brazil.
Em seu Twitter, David deu a notícia a seus seguidores.
- É com enorme dor no coração que infelizmente confirmo que meu amigo de fé, irmão camarada Amin Khader nos deixou nesta madrugada.
Logo em seguida, um novo post de David Brazil deixou os fãs em dúvida sobre a notícia da morte.
- Eu chorando indo para casa e olha quem vejo na praia.
Para completar a informação, o amigo divulgou uma foto de Amin correndo na orla.
Procurado pelo R7, David Brazil confirmou a confusão em torno da morte de Amin.
- Ele está vivo. Saí correndo da rádio [FM O Dia] e fui para a Barra, onde me deparei com ele correndo na praia.
O promoter reclamou que o amigo nem ligou para desmentir a notícia da morte.
- [E ele] Nem liga para dizer que é mentira!
Para desmentir a notícia da morte e mostrar ao público que está vivo e com saúde, Amin Khader participou ao vivo do Balanço Geral RJ (Record).
Assista à participação do humorista: